O superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo e o articulador da instituição na região do Sertão Central, Cleverson Carlos estiveram visitando equipamentos culturais dos municípios de Quixadá e Quixeramobim para discutir ações voltadas para os empreendedores da área da Economia Criativa do território.
Em Quixadá, eles visitaram a Casa de Saberes, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar. Voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural, a Casa dialoga com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais.
Na oportunidade, Cartaxo e Cleverson se reuniram com integrantes da direção e técnicos do equipamento cultural para discutir ações em parceria voltadas para o fomento da Economia Criativa na região. Entre elas, a realização do Mapeamento do Patrimônio Cultural e Natural do Sertão Central. O estudo que vem sendo realizado pela Casa de Saberes está levantando informações sobre os equipamentos, patrimônio, saberes e ativos naturais e culturais dos municípios de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu.
A ideia é que o Sebrae possa se somar a este trabalho. Para Joaquim Cartaxo, esta ação pode dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento da região, principalmente a partir da conexão destas informações levantadas com o apoio e fortalecimento dos pequenos negócios do turismo e da Economia Criativa, que atuam neste território.
Já em Quixeramobim, o superintendente do Sebrae/CE e o articulador regional da instituição se reuniram com a equipe da Casa de Antônio Conselheiro, equipamento cultural também ligado à Secretaria da Cultura do Ceará. A casa, onde nasceu o líder sertanejo Antônio Conselheiro foi tombada e restaurada pelo Governo do Estado e hoje é um espaço de resistência artística, em homenagem ao grande líder de Canudos e aos sertanejos.
Além disso, abriga eventos, exposições, palestras, sendo também local de pesquisas e estudos e de formação e fruição cultural. Durante o encontro, os representantes do Sebrae e da Casa discutiram a continuidade de parcerias entre as duas instituições, principalmente na área da formação dos empreendedores criativos da região, como por exemplo a Quinta Criativa.
A ação conta com uma abordagem inovadora e pioneira que visa orientar e desenvolver habilidades de negócios, preparando os empreendedores criativos do território para ampliar sua presença no mercado e, consequentemente, alcançar um maior reconhecimento e sucesso financeiro. Na oportunidade, Cartaxo reafirmou a parceria e colocou o Sebrae/CE à disposição para contribuir com a formação e o crescimento destes empreendedores.
Ainda em Quixeramobim, o superintendente do Sebrae/CE também visitou a oficina e museu orgânico do artesão joalheiro Antônio Rabelo. Ele, que desde o princípio das suas atividades contou com o apoio do Sebrae/CE, transforma em jóias preciosas o que ele encontra na própria caatinga do sertão central do Ceará. A turmalina, a água-marinha, o citrino, o berílio, outros minerais, além de espinhos de mandacaru e espinhos de cactos nativos, são as principais matérias primas utilizadas na criação de suas coleções.