Um termo foi firmado entre a Universidade Federal do Ceará e órgãos do setor hídrico do Estado. A medida institui o Centro Estratégico de Excelência em Políticas de Águas e Secas (Cepas), que reúne laboratórios de diferentes áreas da universidade, para trabalhar na busca de soluções inovadoras e tecnológicas com foco em uma melhor proteção, gestão e tratamento das águas no Ceará.
De acordo com o professor e cientista-chefe, Francisco de Assis de Sousa Filho, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, o CEPAS tem como objetivo fomentar o conhecimento para fortalecer o setor de recursos hídricos do Ceará. A iniciativa prevê o desenvolvimento de pesquisas científicas, além de novas tecnologias e alternativas para melhor encarar futuros períodos de seca, garantindo a oferta de água de qualidade para a população.
“O Ceará está dando mais um passo importante. Esse é um momento que conclui o processo de instalação do CEPAS, visto que como um centro de politicas públicas, ele requer essa ligação orgânica com o Estado. Esse é um momento de formalização dessa aliança que o Estado faz para possibilitar o dialogo na construção de politicas de água e de convivência com a seca”, afirma o professor Assis de Sousa.
Para a atividade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) no que diz respeito ao abastecimento da população, esta é uma parceria fundamental para mitigar inclusive os impactos das mudanças climáticas que já afetam não só o Ceará, mas todos os estados brasileiros. Neuri Freitas, presidente da companhia, destaca que, apesar do setor hídrico do Ceará ser considerado uma referência nacional, é importante continuar na busca constante por inovação.
“Atualmente, a água é a grande discussão entre as companhias de saneamento do país e um dos pontos principais é com relação a qualidade. Infelizmente, hoje, a nossa água está com muita matéria orgânica, o que nos exige cada vez mais esforços para tratá-la. É preciso buscarmos conhecimento para desenvolver novas tecnologias de tratamento. Já temos todo um trabalho interno na companhia com as nossas pesquisas, mas com essa parceria, nós vamos avançar ainda mais, junto com todas as áreas científicas da universidade. Esse termo vai nos trazer bons frutos no futuro”, destaca Neuri Freitas, presidente da Cagece.
Assim como a UFC e a Cagece, assinaram o termo de cooperação a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, Superintendência de Obras Hidráulicas e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos. A ocasião contou com a presença de representantes da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, da Secretaria dos Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, além do ex-ministro da Integração, Francisco Teixeira, professores e técnicos estaduais.