Conhecer o público-alvo do seu negócio é fundamental para criar estratégias de comunicação com alto poder de conversão. Sem conhecer as necessidades, desejos e objetivos dos seus clientes potenciais, torna-se quase impossível criar produtos e serviços que sejam capazes de atender as expectativas de cada um.
Pensando em esclarecer esses pontos e proporcionar um direcionamento mais abrangente, Tatiana Moura, da Fix Online (@fixonline), profissional cadastrada na categoria de Assistência técnica de celulares do GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, comenta sobre esse processo.
Tati da fix, como é popularmente conhecida nas redes sociais, onde concentra quase 20 mil seguidores, é especialista em conteúdo para gestão de assistências técnicas. Ela acredita que a chave para o sucesso está em entender as necessidades, desejos e objetivos dos clientes, permitindo criar produtos e serviços que atendam às suas expectativas e aumentem a taxa de conversão. “Conhecer profundamente o público-alvo é o primeiro passo para construir um negócio de sucesso”, destaca a especialista.
Aqui, ela traz dicas valiosas, mostrando que é completamente possível fazer um bom trabalho.
Para começar, você precisa entender o que o público-alvo:
O público-alvo representa um grupo específico de pessoas que compartilham algumas características e interesses semelhantes e a partir daí é que conseguimos desenvolver estratégias de marketing mais segmentadas e focadas em dores ou desejos específicos.
Quais características devem ser filtradas:
Entre os principais pontos que são utilizados para formar um público-alvo, destacam-se a idade, o gênero, a renda, a formação, a localização geográfica, os hábitos de consumo e os interesses em temas específicos, permitindo, dessa forma, entender quais são os produtos e serviços que atendem, da melhor forma possível, os interesses dessas pessoas que contemplam interesse no seu negócio.
A importância da ação:
Conhecer e entender seu público é necessário justamente para abrir a possibilidade de fazer a sua campanha chegar nas pessoas certas, com o perfil de consumidor do seu produto e que têm a necessidade em adquiri-lo.
Dessa forma, os investimentos serão direcionados aos produtos certos, evitando erros e gastos sem retorno.
Conheça o seu mercado:
Para entender o público da sua empresa é necessário avaliar o mercado. Esse tipo de análise vai ajudar a compreender quem são os consumidores e como os concorrentes estão atendendo, gerando maior consciência sobre como impactar as pessoas. “Faça a avaliação dos concorrentes; escute clientes e consumidores; encontre dados sobre nicho de atuação, entenda comportamento de cada um e acompanhe informações do mercado”, orienta Tatiana Moura.
Invista em pesquisas:
Realizar pesquisas de mercado para entender o perfil do público da empresa também é um ponto que pode ajudar a defini-lo. Esse tipo de tarefa é realizado de diversas formas, como: utilizar redes sociais para compreender mais sobre os consumidores; fazer pesquisas em plataformas de questionários; realizar entrevistas com pessoas que já compraram pela sua empresa; analisar dados e recorrer a pesquisas de mercado.
Fidelizar clientes:
“Quanto mais a sua empresa conhece o cliente, mais vocês criam conexões. Isso quer dizer que quando ele pensar em comprar algo que a sua empresa oferece, logo ele vai pensar em você”, explica. E antes de fidelizar o cliente, você precisa saber quem ele é e quais são as suas necessidades.
Por fim, é tão importante quanto cada dica repassada, entenda qual problema o seu negócio resolve, para, assim, mostrar os benefícios do seu serviço ou produto aos clientes.