Sebrae: Festival do Queijo Coalho do Jaguaribe inicia hoje (9.7) a programação de 2024

Sebrae: Festival do Queijo Coalho do Jaguaribe inicia hoje (9.7) a programação de 2024

O Parque de Exposições Deputado Francisco Monte, em Jaguaribe, recebe a partir de hoje, até 12 de julho. o XV Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe. O evento, tradicional no calendário de exposições do Estado, chega à décima quinta edição com o objetivo de promover a conexão e o fortalecimento da cadeia produtiva do leite da Região.

Realizado pelo Sebrae Ceará, o evento conta com concursos para escolher o melhor queijo coalho. No caso do Concurso do Melhor Queijo Coalho de Jaguaribe, 20 produtores concorrerão.

Alimento preferido de dez entre dez cearenses, o queijo coalho, segundo pesquisa de autoria de Gledstone Peixoto Cavalcante, é uma mistura de: leite de vaca cru e integral, coalho animal e sal. O queijo coalho chegou ao Brasil e ao Ceará, através dos descobridores que aqui chegaram em 1500. A província do Ceará, até 1600, não havia sido ocupada, diferentemente de Pernambuco que logo iniciou o cultivo da cana.

O donatário da capitania do Ceará, Antônio Cardoso de Barros não se interessou pela sua ocupação, devido a resistência dos índios locais, e ao clima impróprio para produção da cana de açúcar. Por volta de 1610, o capitão-mor Martim Soares Moreno, fez outra incursão pelo mesmo caminho de Pero Coelho e trouxe um rebanho de gado que foi deixado, próximo do litoral, tendo aumentado bastante segundo a história. É provável que as primeiras fazendas de gado implantadas próximo ao litoral, tenham usado parte desse gado para seu povoamento.

PROGRAMAÇÃO

Realizado pelo Sebrae Ceará, o evento conta com diversos concursos, além da eleição do melhor queijo coalho, será realizado o 8º Concurso Gastronômico do Melhor Prato à Base de Queijo Coalho, incentivando a criatividade na culinária; o Seminário Tecnológico Bovinocultura Leiteira & Laticínios; o Espaço para disseminação de conhecimento e tecnologia, promovendo avanços na produção de leite e queijo; a Feira de Negócios da Cadeia Produtiva do Leite; e Exposição de Artesanato.

Este ano, o encontro deve reunir, aproximadamente, 250 produtores de leite e queijo do Ceará e estados vizinhos, assim como espera-se a presença de 5.000 visitantes. O evento busca valorizar a tradição e inovação na produção local, estimular o desenvolvimento econômico e social da região e reforçar a identidade cultural do território, promovendo o queijo coalho de Jaguaribe como produto de destaque regional e nacional. De acordo com o Sebrae, no município são produzidos, diariamente, 80 mil litros de leite, com 90% destinados à fabricação desse queijo.