A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 11.7): Sebrae e IFCE mostram que inteligência dá resposta efetiva às demandas por inovação

A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 11.7): Sebrae e IFCE mostram que inteligência dá resposta efetiva às demandas por inovação

  • Gestores do Sebrae-CE e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) passaram os jamegões sob termo de cooperação visando a fortalecer a Rede dos Ecossistemas de Inovação do Estado. É um passo e tanto, já que tratam-se de duas instituições cuja finalidade é justamente a do desenvolvimento, nos mais amplos sentidos que a palavra pode ter. A aliança é estratégica, voltada à elaboração e implementação de ações conjuntas. A proposta envolve áreas formativas, no desenvolvimento e apoio à capilaridade de conhecimentos centrados em educação empreendedora e inovadora. A criação de programas estruturantes, compreendendo pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão tecnológica e social, também está abarcada pelo acordo. Não é o primeiro movimento do Sebrae nessa área no Estado: já estão em andamento projetos com setores público, empresarial e da sociedade civil. Uma das frentes de atuação é a implantação de Centros de Inovação e Empreendedorismo e de Centros de Referência no Ceará.

Firma reconhecida
A parceria foi assinada pelo diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, e pelo reitor do IFCE, Wally Mendonça Menezes. O foco principal é o de buscar fomentar a inovação e o desenvolvimento de negócios inovadores no Estado, aproximando os conhecimento dos pequenos negócios.

Lá e cá
Com um olho num futuro de transformações e outro nos potenciais do Ceará, o Sebrae tem apoiado comunidades de startups no Cariri e em Fortaleza, também incentivando experiências do gênero em outras regiões. A ação já reúne comunidades em Sobral, Aracati, Limoeiro do Norte, Russas, Baturité, Sertão Central, Tauá, Ibiapaba, Acaraú e Amontada e Iguatu.

No radar
Há quem avalie que a inovação vai aparecer este ano no radar das campanhas eleitorais. É bom que seja assim. O ramerrame de candidatos em cidades de qualquer porte já superou os limites do tolerável. O eleitor precisa, e exige, propostas mais racionais e inteligentes.

Além do conversê
Por força da lei, as câmaras municipais removeram dos sites que mantêm na Internet o material de divulgação de falas e atos de vereadores. A conversa mole só volta após as eleições em outubro.

Boa notícia
O vereador Marcelo Mendes (foto abaixo) pôs para tramitar na Câmara de Fortaleza matéria na qual propõe a criação de um centro de prevenção e tratamento de doenças metabólicas – algumas se relacionam a sedentarismo, outras a obesidade e maus hábitos de alimentação ou a problemas de pressão, entre outras causas, todas preveníveis.

Má notícia
O texto de Marcelo Mendes é projeto de indicação – aquela ficção parlamentar que serve para propaganda do autor e que só vira realidade se o prefeito de plantão quiser.

Nenhuma joia
A PM do Ceará apreendeu em Camocim, no Litoral Oeste, 730g de cocaína, 34g de crack, maquinário para manipular drogas, rádios comunicadores, prensa com capacidade de 10 toneladas, 81 munições e R$ 2,46 mil. Todo o bagulho estava num laboratório numa localidade distante do Centro da cidade. Esses meliantes não foram flagrados com nenhuma joia.

A alma do negócio
A ação da Polícia em Camocim serve, além do óbvio, para mostrar que bandos optam por locais discretos e ermos para instalar estruturas do crime. Isso indica que fortalecer o patrulhamento rural pode ser uma estratégia interessante para a Segurança.