Os municípios de Jucás e Cariús, no Centro Sul do Estado, receberam a visita do diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, que foi avaliar os resultados das ações desenvolvidas pelo Escritório do Sebrae-CE na Região.
Uma dessas iniciativas foi uma agroindústria de beneficiamento de leite, no município de Jucás, atendida pelo Sebrae-CE, através do programa Agronordeste e que, recentemente, foi agraciada com o selo de inspeção estadual – SIE. Atualmente, o laticínio Boa Sorte, beneficia 14 mil litros de leite dia, e capta leite de forma direta de algo em torno de 250 produtores de leite gerando renda pra região, além de empregar na agroindústria 20 colaboradores. Sendo um ator que movimenta a economia local e regional.
Ainda em Jucás, a missão técnica conheceu os avanços na estruturação de dois destinos turísticos do município: o Parque municipal de Jucás e o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, que estão sendo trabalhados através do projeto do turismo, uma parceria do Sebrae/CE, com o município de Jucás.
Durante a visitação ao monumento à Santa, a guia de roteirização turística abordou a história religiosa de Jucás e a importância da preservação dessa identidade religiosa para o município.
Já o Parque Municipal de Jucás tem um grande potencial para o município e está sendo organizado enquanto um produto turístico com foco no turismo de aventura e de contemplação da natureza.
Em seguida, foi a vez de conhecer a agroindústria e entreposto de mel – Flora Pura Mel, situado no município de Cariús, que também participa do programa Agronordeste e que, recentemente, recebeu o selo de inspeção federal – SIF, e está se adequando para investir na exportação dos seus produtos. Na oportunidade, foi possível avaliar a diversidade de produtos beneficiados, e a importância econômico – social do empreendimento para a Região.
Avaliando o resultado da visita a Jucás e Cariús, foi possível perceber que a estratégia de atuação do regional do Sebrae-CE prioriza os segmentos do agronegócio e turismo. Sendo que as agroindústrias vêm sendo destaque pois viabilizam toda a conexão das cadeias produtivas no território, que conectam desde o produtor, até o beneficiamento e comercialização, fortalecendo a economia local.
Já o turismo se destaca pela sua capacidade de gerar renda e emprego de forma a partir do desenvolvimento sustentável. No caso de Jucás, o destaque é o potencial religioso que atrai turistas de toda região e viabiliza, através de outros potencialidades, o turismo de natureza, que propõe aos visitantes, experiências diversas, já vêm gerando resultados e despertando a possibilidade de exploração de outros atrativos do município de Jucás.