(A Coluna do Roberto Maciel) Empreendedorismo e inovação: a pauta da modernidade ganha força

(A Coluna do Roberto Maciel) Empreendedorismo e inovação: a pauta da modernidade ganha força

  • A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece) abriu inscrições para a edição 2024/2 do Programa Corredores Digitais. A ideia é selecionar até 200 startups de empreendedorismo inovador para acelerar negócios nas Jornadas Bora Criar e Bora Crescer. Mais do que uma ação ordinária, trata-se de uma proposta que prestigia o ensino superior, a criatividade e o empreendedorismo. As inscrições seguem até o próximo dia 16, em www.sct.ce.gov.br/corredoresdigitais. Startups são empresas com base tecnológica em estágio inicial ou de pré-operação e/ou operação que usem recursos digitais visando ao aumento da produtividade. Ou seja, há um olhar moderno na iniciativa. Mas há aspectos que não são movidos por questões de momento: a competitividade e os níveis de renda e emprego em áreas estratégicas do Estado. Agronegócio, Comércio, Construção Civil, Educação, Energias Renováveis, Indústria da Madeira, Infraestrutura e Logística, Metalmecânica, Mineração, Saúde, Tecnologia da Informação e Comunicação e Turismo são considerados como estratégicos.

Retomando o fôlego
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apurou que o dinheiro arrecadado pelo setor turístico brasileiro na alta temporada de 2023 e 2024 chegou a R$ 162,2 bilhões. O número representa crescimento de 1,4% em relação ao mesmo período em 2022 e 2023.

O passado
Há uma leitura política que se pode fazer. Antes pária entre nações, o Brasil recuperou em 2023 a visibilidade, o respeito e o interesse de turistas internacionais, além de ter investido nos negócios internos. A melhoria chega perto dos indicadores da temporada de 2013/2014, que foi de R$ 165,2 bilhões.

O futuro
A CNC aponta, ainda, a expectativa de que o turismo gere mais de 154 mil novas vagas no País neste ano. O tema, se bem processado pelas campanhas, pode bombar nos debates e discursos políticos de 2024.

Carência
Engana-se quem pensa que os mais elevados valores políticos nortearão a disputa eleitoral deste ano. O ataque do prefeito José Sarto (PDT) e do vice, Élcio Batista (PSDB), ao candidato do PT, Evandro Leitão, indica uma turbulência que pode passar do limite aceitável. É que existe, nas bandas do Paço Municipal, uma justa e real preocupação com a falta do que dizer.

Anti

O muito aguardado projeto 666 deste ano na Câmara de Fortaleza leva o jamegão do vereador José Erivaldo Xavier Travassos, o vulgo “Cônsul do Povo” – é um projeto de construção de uma, mais uma!, areninha. O parlamentar é pernambucano e reside na cidade há mais de 20 anos. Ele circula nos meios religiosos. Sinceramente, receber o 666 da “besta-fera” não é o melhor sinal.

Agora está valendo
Já está vogando lei permitindo que pessoas físicas proponham projetos para receber apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. Assim, não só empresas poderão investir em esporte parte do que pagariam de Imposto de Renda. O espírito olímpico, ora pairando sobre o País (e sobre Paris), bateu às portas do Palácio do Planalto. E entrou.