Ventos de qualidade e ambiente adequado dão ao Ceará vantagens no mercado do kitesurfe

Ventos de qualidade e ambiente adequado dão ao Ceará vantagens no mercado do kitesurfe

Com destaque para o kitesurf, o Ceará tem se consagrado como um dos points mais procurados para a prática de esportes aquáticos no país. Além de posicionar o estado como um pólo turístico, o esporte movimenta a economia da região. De acordo a Secretaria do Turismo (Setur), só no último ano, cerca de 226 mil turistas visitaram o Ceará interessados em esportes e aventuras. Desse total, 60% apontaram o kitesurfe como principal motivação.

A relevância do esporte até motivou a criação da Lei estadual nº 16.586, de 5 de julho de 2018, que institui 1º de agosto como o Dia do Kitesurfe e do Kitesurfista no estado. O Ceará é um dos destinos promovidos na campanha voltada para a atração de turistas estrangeiros, “Visite o Brasil. Aqui você sempre ganha”, lançada na Casa Brasil pelo Sebrae em parceria com a Embratur, durante os últimos Jogos Olímpicos de Paris.

Turista diferenciado

Segundo a coordenadora regional do Projeto Rota das Emoções e articuladora do Sebrae/CE, Suilany Teixeira, estudos apontam que o estado tem uma geografia propícia à prática dos esportes náuticos, em razão dos ventos favoráveis. “Essa característica faz com que turistas de todas as partes do mundo venham para a região. O que nos deixa mais enaltecidos em relação à prática do kitesurf é que esse é um perfil de turista que permanece durante um período prolongado, de até quatro meses. É um turista que deixa um volume de recursos acentuado, pois vem com um poder aquisitivo diferenciado para passar um período no país, fazendo esportes de aventura”, explica a especialista.

O aumento do fluxo de estrangeiros nas águas cearenses, em especial no período de julho até novembro, quando ocorre a “temporada dos ventos”, impulsionou a infraestrutura turística local. Houve um aumento na demanda por serviços de hospedagens, transporte e alimentação, além do incentivo ao empreendedorismo local, como lojas de equipamentos, pranchas e escolas.

“Há novas oportunidades surgindo que integram outras pessoas da comunidade para ampliar a renda e os negócios da região. Quando a gente tem esses turistas aqui, fazemos o máximo de esforço para que eles também conheçam outras potencialidades que o território tem. Temos uma gastronomia que é muito rica, artesanato e vários roteiros de turismo de base comunitária”, destaca Suilany.

Indústria do kitesurf

Escola de kitesurf Soul Kite fica na Ilha do Guajirú. Foto: divulgação

A escola de kitesurf Soul Kite surgiu em 2016 na Ilha do Guajirú, considerado um dos melhores locais do mundo para a prática do esporte. O empreendimento é fruto da paixão de Tomaz André pelo universo dos esportes aquáticos. Ele começou no surfe aos 13, e mais tarde, se encantou pelo kitesurf. Para o instrutor e proprietário da Soul Kite, as ondas cearenses são receptivas à prática de modalidades aquáticas, em especial os esportes de vela.

“Por ser um estado que está muito próximo da linha do Equador, isso faz com que os ventos fiquem encaixados, um vento lateral com a costa, que permite que o velejador possa navegar perpendicular ao vento, tendo a possibilidade de adentrar a água de forma segura. É por isso que o Ceará, além de todas as belezas naturais, as praias, o clima favorável, a culinária e alegria do povo cearense, é o destino certo e o sonho de todo praticante de kitesurf ou qualquer esporte aquático”, comenta Tomaz.

Na visão de Tomaz, a região precisa se posicionar como uma indústria do kitesurf. “Podemos desenvolver novos produtos dentro dessa área, mas, para isso, também precisamos do incentivo de instituições como o Sebrae, para que a gente possa ampliar essa mente empreendedora”, acrescenta ele.

Escritório na praia

João Batista transformou hobbie em fonte de renda. Foto: divulgação

Após se encantar pelo universo do kitesurf com a sensação de “liberdade e adrenalina”, João Batista Costa decidiu fazer do hobbie uma fonte de renda. “Comecei a velejar com mais frequência e a cada dia só aumentava a minha paixão. E aí decidi sair do meu emprego e trabalhar na praia. A minha relação com os reparos começou quando eu comprei um kite usado, e ele rasgava direto, aí pensei que eu precisava aprender a arrumar o meu kite. E até mesmo fazer disso um trabalho para ganhar dinheiro”, conta. Assim, João aprendeu a costurar, comprou uma máquina, tecidos, além de outros materiais e criou o negócio próprio de reparo de kites.

Ele reconhece a importância do kitesurf para os negócios da região e acompanhou o processo de popularização da modalidade esportiva. “Eu acompanhei o crescimento da ilha desde que começou o kitesurf. Por eu estar dentro desse negócio, era muito observador, compartilhei da visão dos estrangeiros. Se não existisse o kitesurf, não existiria 70% dos empreendimentos que hoje estão sendo construídos nesta costa, nem todo esse desenvolvimento por conta dos clientes que vêm para a prática do kitesurf”, afirma o empreendedor.

Rota das Emoções

Nos municípios que integram o território da Rota das Emoções no Ceará, há uma média de 14 escolas formais de ensino do kitesurf, mas ao todo, o número chega a 34. O roteiro turístico interestadual une três destinos: o Parque Nacional de Jeriquaquará, o Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses; e conta com atrativos de 14 municípios do Ceará, Piauí e Maranhão.

Esse roteiro nasceu através de um programa de roteirização do Ministério do Turismo e tem 19 anos de atuação. Desde 2005, o Sebrae tem contribuído para estruturar o roteiro e vem realizando uma série de ações no território ligadas à qualificação em empreendedorismo, marketing digital e práticas de ESG destinadas aos empreendedores das escolas de kite. Além disso, são realizados cursos e oficinas de gestão da segurança com o objetivo de dar conhecimentos teóricos e práticos para os instrutores das escolas.

Campanha Visite o Brasil

A campanha de promoção do Brasil na Europa é resultado de parceria entre a Embratur e o Sebrae e será exibida em TVs, redes sociais, canais de internet e mídias exteriores espalhadas por ruas em táxis e estações de metrô de seis países europeus: França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Portugal e Itália.

Com temática esportiva inspirada nos Jogos Olímpicos, o conceito é de que nos destinos brasileiros os turistas sempre saem ganhando com as paisagens exuberantes, a hospitalidade dos brasileiros, as amizades feitas no país e as experiências únicas.

Diante dessa oportunidade, o Governo do Ceará, por meio da Setur, está promovendo os destinos litorâneos em Paris, famosos pelas dunas e pelo cenário ideal para os praticantes de kitesurf. No estande do Estado, os turistas têm a oportunidade de conhecer mais da infraestrutura e opções de locais para velejo no destino, com destaque para as praias do Cumbuco, Jericoacoara, Icaraizinho de Amontada e Canoa Quebrada.