Colisões de veículos em postes prejudicaram fornecimento de energia para 132 mil clientes no Ceará no primeiro semestre deste ano, diz Enel

Colisões de veículos em postes prejudicaram fornecimento de energia para 132 mil clientes no Ceará no primeiro semestre deste ano, diz Enel

A Enel, empresa de distribuição de energia no Ceará, registrou 162 colisões de veículos contra postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024. Em decorrência, cerca de 132 mil clientes tiveram o serviço afetado neste semestre pelas batidas contra os postes no Ceará. Fortaleza foi o município mais afetado: teve 60 mil unidades consumidoras prejudicadas pelos acidentes de trânsito. Em 2023, a Enel registrou 327 colisões, com mais de 245 mil clientes afetados.

A empresa diz utilizar tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste da empresa é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, deixando parte dos consumidores sem energia até que a rede seja reconstruída.

O responsável de Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Gomes, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação”, comenta. Marcelo também comenta sobre a responsabilidade pelos danos causados: “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”.

Responsabilidade sobre os danos

Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Ceará deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.