Colisões de veículos em postes prejudicaram fornecimento de energia para 132 mil clientes no Ceará no primeiro semestre deste ano, diz Enel

A Enel, empresa de distribuição de energia no Ceará, registrou 162 colisões de veículos contra postes da rede elétrica no primeiro semestre de 2024. Em decorrência, cerca de 132 mil clientes tiveram o serviço afetado neste semestre pelas batidas contra os postes no Ceará. Fortaleza foi o município mais afetado: teve 60 mil unidades consumidoras prejudicadas pelos acidentes de trânsito. Em 2023, a Enel registrou 327 colisões, com mais de 245 mil clientes afetados.

A empresa diz utilizar tecnologias de operação remota da rede para reduzir ao máximo o número de clientes sem energia quando um poste da empresa é atingido pelos veículos. No entanto, este tipo de ocorrência causa grandes estragos, deixando parte dos consumidores sem energia até que a rede seja reconstruída.

O responsável de Manutenção da Enel Distribuição Ceará, Marcelo Gomes, informa que esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira. Segundo ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada. “Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo de atuação”, comenta. Marcelo também comenta sobre a responsabilidade pelos danos causados: “Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”.

Responsabilidade sobre os danos

Quando situações como essas acontecem, a Enel Distribuição Ceará deve ser comunicada para realizar a troca do poste. Uma equipe da companhia é deslocada imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede. A partir do registro da placa do veículo e de fotos do incidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são registrados pela empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.

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