A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 12.9): Os desafios da educação e do trabalho

  • A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) reservou para outubro 139 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos que promove em Fortaleza. São cursos de atendimento ao cliente, bombeiro hidráulico, Excel avançado, empreendedorismo, mecânica industrial e básica e português. A cada mês a empresa realiza atividades dessa natureza. Todos os treinamentos, sem exceção, têm a ver com demandas do mercado de trabalho local que a companhia consegue enxergar. Essa política de qualificação e capacitação profissional para o público externo se reveste de responsabilidades sociais especiais. Afinal, uma empresa do porte da Cagece precisa dar respostas claras e diretas aos estímulos que a comunidade em que está inserida apresenta. E isso serve tanto para o setor público quanto para a iniciativa privada. Trata-se, no fim das contas, de assumir posturas proativas nos cada vez mais desafiadores campos da educação e do trabalho. Quem se dispõe agora a ocupar prefeituras e câmaras municipais não vai errar se conhecer e se comprometer com causas assim.

Não passe da linha
O comando da campanha do candidato do PL a prefeito de Fortaleza, André Fernandes (PL), definiu para ele uma conduta: não atacar o presidente Lula (PT). Esse, diferentemente do que André vinha fazendo, é um esforço para não levar a disputa para o campo nacional. “Lula não é candidato nem adversário do André nesta eleição”, diz um aliado do bolsonarista.

Escolha
A orientação dada a André Fernandes indica, ainda, um ponto que o bolsonarismo quer ver longe: o progressivo esfarinhamento que tem sofrido a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro nos bolsões da direita – inclusive os de Fortaleza, nos quais André trafega. Em miúdos, explica-se assim: bater em Lula é besteira; abraçar Bolsonaro é mais besteira ainda.

Tremei!

Tramita na Alece projeto da deputada Larissa Gaspar (PT, foto acima) que garante a mulheres o pagamento de meia-entrada em atividades culturais, esportivos e de lazer no dia 8 de março. É o Dia Internacional da Mulher. A proposta, reconheçamos, é de fazer tremer nas bases qualquer produtor – e produtora, porque não? – de eventos.

Na estrada
Artista carioca de Blues, mas com pés firmados nas sonoridades do Nordeste, o gaitista Jefferson Gonçalves – nome forte nos festivais Canoa Blues, em Canoa Quebrada, e Jazz & Blues, em Guaramiranga, além de frequente atração do Sesc Cariri – inicia hoje turnê na Europa. Ele se apresenta com o Bitencourt Duo, formado pelos irmãos Júlio (bateria) e Luciano Bittencourt (guitarra híbrida).

Estirão
Jefferson e os irmãos Bittencourt (foto acima) farão shows na Espanha, Alemanha, Bélgica e Portugal. O repertório inclui composições autorais, obras da MPB e a mais vibrante música nordestina. Jefferson Gonçalves é artista patrocinado pela tradicional Seydel, fábrica de gaitas alemã fundada em 1847.

Mão de ida
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cedeu à Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand e à Sociedade Comunitária de Reciclagem de Lixo do Pirambu móveis que estavam guardados em depósitos. Tudo em bom estado, mas sem uso. As entidades beneficiadas atuam com cultura da sustentabilidade e ações ambientais.

Mão de volta
E a Assembleia Legislativa cedeu ao TRE o auditório Murilo Aguiar. O Tribunal realiza das 7 às 18 horas de sábado uma das bases da capacitação nas eleições: o treinamento de auxiliares de pleito e de delegados de prédio. Essa turma, em geral servidores ou funcionários dos próprios locais de votação, tem papel decisivo no ordenamento do processo.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz