O Governo do Estado iniciou a entrega de 228.676 mil tablets para estudantes da rede pública estadual de ensino. O investimento foi superior a R$ 100 milhões. A solenidade, comandada pelo governador Elmano de Freitas, foi realizada na Arena Romeirão, em Juazeiro do Norte. Somente no Cariri, serão beneficiados 33.353 estudantes.
Elmano destacou as oportunidades que se abrem para os alunos da rede pública com a entrega dos tablets. “Se o filho da classe média e o filho do rico podem ter o tablet, temos que tentar dar o máximo de oportunidades também para vocês, nossos jovens. O dinheiro que comprou esses tablets não é meu: vem do suor sagrado dos trabalhadores desse estado. Se um filho de agricultor e de professora é governador, vocês também podem ser o que vocês quiserem. Tenho absoluta confiança em cada um e cada uma de vocês”.
Voltados para os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio, a entrega tem como objetivo principal o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem, ampliando também a inclusão digital e as possibilidades de ensino.
Eliana Estrela, titular da Secretaria da Educação, ressaltou o compromisso do Governo do Ceará com a educação e salientou o trabalho feito por professoras e professores neste processo. “Gostaria de agradecer todo o apoio e o investimento feito por parte do governador Elmano de Freitas para a educação do Ceará. Quero saudar também todas as equipes das Credes, as professoras e os professores que fazem a diferença no dia a dia das escolas do nosso estado. Nós fazemos parte de um time e esse time é um time valoroso e que acredita na educação”.
A entrega de tablets para os estudantes faz parte de um esforço contínuo do Governo do Ceará para melhorar a qualidade do ensino, promovendo uma educação mais dinâmica, que estimula o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de suas habilidades.
Novas maneiras de estudar
Para o aluno Ismael Rodrigues, 17, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Polivalente de Juazeiro do Norte, a chegada do tablet será um complemento para suas formas de estudo. “Como não tenho computador, o tablet vai me ajudar bastante nos momentos que o meu celular estiver indisponível ou até mesmo para que eu possa estudar de outras maneiras. Estou muito feliz e ansioso para começar a utilizar o tablet”.
Débora Raquel, 15, já pensa bastante no futuro. Para a aluna da EEMTI Tiradentes, a chegada dos tablets é também uma iniciativa sustentável. “É um equipamento que vai ajudar, sem dúvidas, a nossa rotina. Como também diminuir o uso de papel, beneficiando o meio ambiente. Estou feliz e sei que isso vai ajudar, principalmente, aqueles alunos sem acesso a um computador ou até mesmo um celular”, contou.