A Coluna do Roberto Maciel (terça, 17.9): Tecnologia no ensino é caminho sem volta; desafio é equiparar escolas públicas às particulares

A Coluna do Roberto Maciel (terça, 17.9): Tecnologia no ensino é caminho sem volta; desafio é equiparar escolas públicas às particulares

  • O Governo do Ceará já está entregando 228.676 mil tablets a alunos de escolas estaduais. O investimento supera R$ 100 milhões. O próprio governador Elmano de Freitas cuidou de comandar a reunião de início da distribuição na última sexta-feira, em Juazeiro do Norte, no estádio Romeirão. A iniciativa é uma resposta efetiva a demandas de capacitação que o ensino tem apresentado. E a tecnologia é um caminho sem volta, recurso indispensável para assegurar ao estudante da rede pública condições de competitividade similares aos das escolas privadas. É, como se diz popularmente, “dinheiro bem gasto”. Palavras de Elmano: “Se o filho da classe média e o filho do rico podem ter o tablet, temos que tentar dar o máximo de oportunidades também para vocês, nossos jovens. O dinheiro que comprou esses tablets não é meu: vem do suor sagrado dos trabalhadores desse Estado”.

Origem
Quem inaugurou a entrega de tablets a estudantes foi o ex-governador Camilo Santana, ainda em 2021. Senador licenciado, Camilo é hoje ministro da Educação. “Isso vai virar política permanente. O aluno que sai do 9° ano do ensino fundamental e entra no 1° do ensino médio já recebe o seu tablet e o seu chip e vai passar os três anos com esse equipamento para auxiliar no aprendizado dele”, disse na época.

O valentão
Sofrendo de dor-de-cotovelo incendiária, também conhecida como “bolsonite”, o deputado Reginauro Souza (UB) xingou de “farsa” o ministro da Educação. Disse também que a imagem de líder político de Camilo Santana é só invencionice de aliados. Camilo, tão preocupado ficou que deve ter sido por isso que baixou hospital em São Paulo.

Mandam bem, sim senhor!
Tem o título de “Elas mandam bem” o seminário que o Sebrae-CE realizará no próximo dia 20, em Fortaleza. O evento visa a empoderar mulheres por meio da apresentação de casos de sucesso. O seminário será realizado das 14 às 18h no auditório do Sebrae (Av. Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema). A pauta inclui turismo, hospedagem e agroecologia.

Sirenes
A Prefeitura de Fortaleza calcula que gastará até R$ 10,047 milhões com a contratação de 25 novas ambulâncias para o Samufor. A licitação está marcada para o próximo dia 27.

A História

A Assembleia do Ceará promove hoje, das 14 às 18h, roda de conversa sobre os 200 anos Confederação do Equador. Quem organiza o debate é o Memorial Deputado Pontes Neto. O movimento, em 1824, teve participação ativa de militantes republicanos cearenses e foi reprimido com mortes e perseguições pelas forças imperiais de dom Pedro I.

Olhares
É nessa mesma toada que a Secretaria da Cultura do Estado programou uma série de atividades. A agenda será realizada no Arquivo Público, no Passeio Público – onde foram executados líderes locais da Confederação do Equador – e, numa pitada de modernidade, na plataforma de vídeos YouTube. Há mais informações em www.secult.ce.gov.br.

Olho no futuro
Leva a assinatura do vereador Didi Mangueira (PDT), um dos mais tarimbados parlamentares da Câmara de Fortaleza, a proposta de construção de uma ponte para veículos e pedestres no Bairro Granja Lisboa. Experiente como é, Didi sabe que, se a ideia passar, só será cumprida pelo próximo prefeito.