A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está investindo cerca de R$ 158 milhões na ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento dos municípios de Horizonte, Pacajus e Chorozinho. O serviço deve ser concluído no mês de novembro de 2025 e vai beneficiar 160 mil pessoas. Após a obra, a abastecimento de água na região será universalizado.
O gerente de Obras da Cagece, Celso Lira, explica que o serviço tem o objetivo de integralizar o sistema de abastecimento de água dos três municípios desde a captação, passando pelo tratamento, o transporte e a reservação. “Trata-se de um contrato robusto, o maior contrato de abastecimento em vigência na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele vem para sanar os problemas relacionais à quantidade e à qualidade da água da região”.
O gestor acrescenta que a obra incrementa a produção e o transporte da água por meio de adutoras de reforço e da implantação de Estação de Tratamento de Água (ETA) por ultrafiltração com capacidade para tratar mais de 500L/s por segundo. “É uma estação de tratamento modular, compacta, moderna e de última geração, capaz de tratar a água adequadamente nos períodos chuvosos ou de seca, por exemplo, pois ela se adequa à situação do manancial aumentando, assim, a segurança do tratamento da água e garantindo a qualidade e a quantidade de água disponibilizada”, explica.
Além da nova ETA, a obra conta com captação no Canal da Integração, implantação de mais de 100 km de rede de abastecimento, adutora de água bruta, cerca de 25km de adutora de água tratada, dois reservatórios com capacidade de reservatórios 5.000 m³ e um com capacidade de 2.500 m³, totalizando 12.500 m³ de reservação, além de cerca de nove mil ligações prediais.