A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB, na foto) promoverá sábado próximo, 4 de outubro, no Theatro José de Alencar, concerto em homenagem ao mês das crianças. A apresentação, marcada para começar às 19h, promete uma viagem musical por canções de diferentes gerações, unindo clássicos da infância em arranjos orquestrais que transitam entre cantigas de roda e trilhas sonoras da Disney.
O evento contará com a participação do grupo cênico-musical Dona Zefinha, conhecido por suas performances que integram música e teatro. Com os palhaços Bufão, Panfeto e Pafim, o grupo traz um toque de humor ao espetáculo, que mescla o som refinado da orquestra com a leveza da palhaçaria, criando uma experiência lúdica e interativa, voltada não apenas para as crianças, mas também para os adultos que desejam revisitar memórias de sua infância.
De acordo com o maestro Arley França, o repertório inclui músicas icônicas como as composições de Toquinho e Vinícius de Moraes para o clássico Arca de Noé, Lindo Balão Azul, de Guilherme Arantes, e trechos de Os Saltimbancos, de Chico Buarque. “Essas obras, que fazem parte do imaginário de várias gerações, ganharam novos arranjos e interpretações que dialogam com o público de todas as idades, aproximando os mais jovens da música orquestral”, completa.
A temporada de concertos da Orquestra Contemporânea Brasileira, que segue até o fim do ano, tem como característica a diversidade de repertórios e colaborações com artistas de diferentes áreas. A partir da regência do maestro Arley França, a orquestra já trouxe ao público uma série de apresentações que vão da música erudita, como obras de Mozart, Beethoven e Villa-Lobos, a colaborações com músicos e grupos de estilos variados, ampliando os horizontes da música clássica no Ceará.
Além de sua programação artística, a OCB também atua na formação musical, por meio do projeto Sinfonia.Br, coordenado pelo próprio maestro Arley França, que tem levado o ensino de música para cidades do interior do estado. Esse compromisso com a educação musical reflete o propósito da orquestra de democratizar o acesso à arte.
O concerto Especial Mês das Crianças conta com o patrocínio da EDP, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Ministério da Cultura. A parceria institucional envolve ainda a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Theatro José de Alencar.
Saiba Mais
Criada em 2016 como resultado de um projeto cultural colaborativo entre o Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.Br) e a Associação dos Amigos da Arte (AAMARTE), a Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) desempenha um papel fundamental na divulgação e promoção da música de alta qualidade no cenário musical nacional. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca não apenas pela sua excelência artística, mas também pelo compromisso firme com o desenvolvimento e a formação de novos talentos musicais. A ação oferece a oportunidade para mais de 500 crianças de diversas cidades do Ceará explorarem o universo da música clássica e buscarem uma carreira como músicos profissionais, contribuindo assim para a geração de renda. Além de realizar concertos em países como Alemanha e Noruega, o maestro Arley França também foi responsável pela criação de mais de 40 bandas e orquestras infantojuvenis no Ceará.