A Coluna do Roberto Maciel (terça, 1.10): Quando o cidadão perceberá que o PIB, além de soma, é também divisão?

  • O Produto Interno Bruto (PIB), que representa todas as riquezas na União, nos estados e nos municípios, atingiu no Ceará 7,2% no segundo trimestre deste ano. O indicador local supera o dobro do do Brasil, que foi de 3,3% no mesmo período. A notícia é inegavelmente boa, pois representa um avanço econômico não muito frequente num cenário de muitos desafios. No entanto, é necessário que os órgãos públicos que cuidam de apurar números da economia tratem também de informar à sociedade sobre como e quando a noção do saldo positivo vai chegar ao cidadão comum. Afinal, assim como é uma soma o PIB deve ser também uma divisão. É óbvio que há impactos positivos nesse tipo de avanço, mas é fundamental que se mostre de quem modo e em que prazo isso vai ser refletido. E como vai se converter em benefícios coletivos.

Reclamão
Bolsonarista e encrenqueiro, o que dá na mesma, o senador Izalci Lucas (PL-DF) se acha com moral para apontar caminhos ao governo Lula. E quer que o Planalto retire o pedido de urgência na tramitação da Reforma Tributária no Senado. “É o melhor que o presidente Lula pode fazer”, diz, alegando: “Precisamos de tempo para analisar minuciosamente todas as implicações”.

Dança das cadeiras
Izalci integra a Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular, que era presidida pelo deputado cearense Eduardo Bismarck (PDT), que foi cassado em setembro pelo TSE por irregularidades na eleição de 2022. A vice-presidência da Frente é exercida por Socorro Néri (PP-AC). A vaga de Bismarck na Câmara ficou para o cirista Leônidas Cristino, também do PDT.

Honraria
O empresário Maurício Filizola (foto) foi honrado com a importante Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense 2024, do Conselho Regional de Farmácia, na categoria Empreendedorismo. Poderia aproveitar a felicidade da conquista e mandar acender à noite a lâmpada da loja que tem na Av. Engenheiro Santana Jr., em frente ao Iguatemi.

Às escuras
Com o breu que toma o local no período noturno, quem aguarda ônibus na parada em frente à farmácia Santa Branca, de Filizola, fica sujeito a furtos e assaltos. Pode-se alegar que iluminação pública é dever da Prefeitura – e de fato é -, mas vale lembrar que a comenda dada ao empresário se refere também à “magnificente contribuição à (…) sociedade”.

Feira de Greiskull


Já está a caminho do birô do prefeito de Fortaleza projeto de indicação do vereador Germano He-Man (foto) que propõe ao Município criar mais uma feira-livre na cidade. A proposta é fazer um local de vendas na Rua Narcílio Andrade, no Bairro Montese. Fortaleza já tem mais de 300 feiras e o parlamentar quer criar mais outra.

Chumbo quente
A reta final do primeiro turno das eleições em Fortaleza traz o candidato Evandro Leitão (PT) acusando o que seria uma investida massiva e paga do adversário José Sarto. A munição seriam fake news sobre assuntos diversos. “Vamos resistir a esses ataques”, diz nota do comitê petista.

Estamos aqui e acolá
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos estão ainda em https://bit.ly/3q4AETZ.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz