A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 5.10): A votação de amanhã será polarizada, é fato; espera-se o melhor dos eleitores

– A polarização política estará presente nas urnas de amanhã. O atraso, o preconceito, a exclusão, o embrutecimento da educação, a mentira e a disseminação de doenças serão confrontados com o avanço, a inteligência, o respeito às diferenças, a valorização da educação e a saúde democratizada. Quem vê e aceita ou nega uns ou outros critérios é que são elas – e estará muito de acordo com a formação moral, ética e política de cada votante. Esses são os fatos. O eleitor, não importa onde estiver, estará sempre atento ao que pode atender aos seus interesses e às demandas públicas, ao que pode solucionar problemas individuais e sociais. Eleições de prefeitos, vices e vereadores se relacionam com ideologias, é certo, mas têm muito a ver com serviços e estruturas ofertados aos cidadãos. E que venha a polarização.

 

Parla!
A última manifestação parlamentar no plenário da Assembleia Legislativa foi no já distante 24 de setembro, uma terça-feira sem graça e sem brilho. A saideira coube ao deputado De Assis Diniz (PT), que deitou falação sobre o crescimento da agropecuária no Ceará. Antes dele, Sérgio Aguiar (PDT) gastou retórica sobre economia criativa e Reginauro Souza (UB) esbanjou palavras sobre segurança pública. Quem perdeu não perdeu nada.

O que vem por aí?
Depois disso, os deputados e deputadas mergulharam no mais profundo e misterioso oceano pré-votação. Prometem voltar ao batente na próxima segunda-feira, mas os pronunciamentos só retornam na terça.

Fona
E na última sessão da Câmara de Fortaleza antes das eleições de domingo, realizada quinta-feira última, foi aprovada proposta do vereador Gabriel Aguiar (PSol) para realização de solenidade em alusão ao Dia da Favela. A data comemorativa é 4 de novembro.

Ponto final
Na mesma sessão a Câmara de vereadores da capital aprovou projeto do Executivo que alterou parcelamento, uso e ocupação do solo nas ruas Dr. Joaquim Frota e Olyntho Arruda e a Avenida Maestro Lisboa. A Prefeitura alegou que “a implantação de diversas obras e a existência de projetos viários em andamento” justificam as mudanças.

Prato cheio
Um chefe de cozinha cearense representa o Brasil no festival Heróis do Mar, aberto ontem em Lisboa (Portugal) e que segue até domingo (6.10). É Matheus Vieira, também instrutor do Senac Ceará. Há outro brasileiro no evento: Rafael Costa e Silva, do Rio de Janeiro. O evento reúne 20 profissionais de diferentes países.

No ar


A Cagece está comemorando um ano do podcast Pode Sanear. É o único programa de entrevistas feitas para Internet por empresa pública no Ceará. O marco foi celebrado em conversa com o presidente da companhia, Neuri Freitas, que também dirige Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. As produções estão no tocador Spotify, em https://open.spotify.com/show/4VNcWRweU82IxptWKvapTt.

Pontos de contato
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos de Roberto Maciel estão ainda em https://bit.ly/3q4AETZ.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz