- O lema “eu autorizo” virou símbolo no arremedo de governo de Jair Bolsonaro (PL). Por meio dessa declaração repugnante, certamente parida pelo “gabinete do ódio” atrelado à facção que ocupava o Palácio do Planalto, os fanáticos aderidos ao modelo fascista avisavam a Bolsonaro e ameaçavam os brasileiros que apoiariam um golpe de estado. Vociferavam a “autorização” para que se matasse a Democracia. Já se sabe no que isso deu – atentados, vandalismo e planejamento de assassinatos. Pois bem: devidamente apurada pela Polícia Federal a relação palaciana com o golpismo, inclusive com a prisão de quatro militares e de um policial federal, chegou a hora de o cidadão autorizar o Governo a responder com a lei e a racionalidade as manobras que colocaram em risco a Nação no presente e no futuro. Existem, previstas na Constituição Federal e nos códigos de conduta dos servidores públicos, as sanções necessárias e suficientes. Chegou a hora de a sociedade dizer aos poderes Executivo e Judiciário, mas agora com legitimidade, razão, pertinência e nitidez: “eu autorizo”.
Final feliz
A história precisa ser contada para que não se repitam erros passados. Em 1988, o Superior Tribunal Militar absolveu um então capitão do Exército da acusação de crime de terrorismo. Em vez de ser expulso da Arma, como defendia um Conselho de Justificação, Bolsonaro foi reformado – um “prêmio” para quem pretendia explodir quartéis e matar colegas. O resto todos já sabem. Se o STM o tivesse enjaulado, o desfecho poderia ser diferente.
Ato
Prefeito eleito de Fortaleza, o deputado estadual Evandro Leitão (PT) tem nesta quinta-feira, a partir das 14h, um ato de inquestionável simbolismo: a entrega de medalhas de ouro a estudantes cearenses que concorreram na Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico. O ato, embora pareça protocolar, tem sinalização interessante.
O jogo
A Olimpíada inclui jogos e desafios lógicos que visam a estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos, além de desenvolver a capacidade de concentração na solução de problemas, individualmente ou em grupos. Isso é indício de que Evandro pode apostar nesse campo na gestão municipal.
Nunca mais
E, se fizer algum gesto nessa direção, Evandro estará investindo na capacidade de pensar que as juventudes tanto carecem e exigem. Se o fizer mesmo, pra valer, estará prevenindo que algum jovem – com inteligência – menospreze a gravidade do feminicídio e solte um sonoro e asqueroso “dane-se!” para as vítimas do crime.
Timaço
O evento foi realizado de 19 de agosto a 28 de setembro, envolvendo estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País. O Ceará foi campeão da competição. Ficou com 232 medalhas de ouro. Só isso.
Investimento
Nas contas que faz periodicamente, o Banco do Nordeste chegou à impressionante cifra de R$ 42,4 bilhões já investidos na economia regional neste ano. Não se trata só da contabilidade formal que o sistema bancário tem de fazer, mas de dinheiro que sustenta ações de impacto social – gerando emprego, renda, inovação, saúde, educação e, sobretudo, perspectivas positivas para a população.
Ai, ai, ai, ai! Tá chegando…
Terça-feira que vem é o último dia para que candidatos a prefeito que disputaram segundo turno removam as propaganda eleitorais eventualmente deixada nas ruas. E para “promoverem a restauração do bem em que afixada, se for o caso”, avisa o TSE.
…A hora
Não são só os candidatos que tropeçam no calendário. Os mesários que não compareceram aos trabalhos no segundo turno também estão na hora do vamos ver. Esses faltantes terão de apresentar à Justiça justificativas da ausência. E que sejam convincentes, viu?