A Black Friday, sempre realizada na última sexta-feira de novembro, é uma das datas comerciais mais aguardadas no Brasil. Segundo pesquisa da plataforma de comércio eletrônico Wake, 66% dos brasileiros já planejam neste ano aproveitar as promoções do período. Além disso, um levantamento da consultoria RCell mostra que 70% dos varejistas esperam aumento no faturamento em relação a 2023.
Por ser repleta de descontos e próxima das festas de fim de ano, a Black Friday representa uma grande chance para negócios aumentarem sua receita. Thiago Cordeiro, gerente de serviços empresariais da Conecta Contábil, afirma que a data pode ajudar uma empresa a lucrar mais nesse curto período, além de trazer outros benefícios.
“A Black Friday representa oportunidade, tanto para o consumidor quanto para os lojistas. Entretanto, é necessário traçar uma boa estratégia de negócio para atrair os clientes, fortalecer a marca e aumentar o faturamento”, explica Thiago.
De acordo com o RCell, 75% dos varejistas começam a planejar suas promoções com dois meses de antecedência. Como é o caso dos supermercados da Rede Uniforça, maior associação de supermercados no Nordeste, que montaram o seu cronograma de ofertas para o mês inteiro.
“No Brasil, a Black Friday dura basicamente o mês inteiro. Sabendo disso, criamos promoções preliminares para os dias anteriores e preparamos uma estratégia forte para as redes sociais, garantindo que mais pessoas conheçam as ofertas.”, revela Murilo Tavares, presidente da Rede Uniforça.
Sendo assim, a Black Friday pode ser uma data vantajosa para um negócio aumentar seu crescimento nesse final de ano, principalmente para aqueles que se preparam com antecedência.