The News: “Trump quer ‘tarifaço’ contra os maiores parceiros dos EUA”

 

Do serviço de notícias e análises The News:

Menos de um dia de governo. É esse o tempo que Trump disse que vai precisar para assinar uma medida com um grande aumento de impostos sobre produtos importados do México, Canadá e China.

  • Enquanto os mexicanos e canadenses devem lidar com uma taxa de 25%, as importações chinesas podem ter alta de 10% visando combater a entrada de drogas e imigrantes ilegais no território americano.
Com a palavra, o próximo POTUS: Segundo Trump, milhares de pessoas chegam ilegalmente aos EUA pelo México e Canadá. Já no caso da China, o país estaria enviando fentanil — um forte opioide — aos americanos.
Sendo assim, mexer com as tarifas seria uma forma de pressionar esses países a tomarem medidas mais duras contra a imigração ilegal e o tráfico de drogas. É o famoso “America First”. 🇺🇸
A relevância: México, Canadá e China são justamente os três principais parceiros comerciais dos EUA, e, com a medida, a inflação de produtos como gasolina, alimentos e bens de consumo pode aumentar para os americanos.
Quando Trump anuncia o plano com meses de antecedência, isso dá tempo para que os outros três governos respondam e tentem negociar uma alternativa para o que consideram ser uma tentativa “guerra comercial”.
Zoom out: Com o México liderando a lista, seguido por China e Canadá, no ano passado as importações americanas vindas desses países somaram mais de US$ 1,3 trilhão movimentados.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz