A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 21.12): “Este ano não vai ser igual a aquele que passou” – sério?

 

  • A frase é do presidente Lula: “2025 é ano da colheita”. Foi dita em entrevista logo após deixar a internação hospitalar recente, em razão de cirurgia craniana. Ele completou: “Tudo o que foi planejado a gente fazer até agora está cumprido. Tudo. Criamos o Novo PAC e lançamos todos os programas que tinham que ser lançados. Eu tenho dito para os meus ministros: nós já plantamos. (…) Vamos começar a colher o que plantamos. É um compromisso de honra meu”. Mas a declaração também foi feita durante a explosão da cotação do dólar frente ao real, atribuída a artimanhas do mercado financeiro, e dias antes de o Congresso começar a apreciar a segunda parte da Reforma Tributária. Diante das dificuldades que os fatos revelam, deve-se questionar se a “colheita” pretendida pelo presidente será possível, se não passa de retórica ou se é puro suco de otimismo.

 

Para cuidar e como cuidar
Sobre a nova legislação projetada, Lula completou: “Não queremos fazer uma Reforma para aumentar tributos. Achamos que se o Brasil arrecadar corretamente os tributos já estabelecidos por lei, o Brasil vai ter arrecadação suficiente para cuidar das coisas”.

Baita diferença
Para comparar: Lula, em 2024: “Ninguém nesse país tem mais responsabilidade fiscal do que eu. Não é a primeira vez que sou presidente da República. (…) Se eu não controlar os gastos, se gastar mais do que tenho, quem vai pagar? O povo pobre”; Bolsonaro, em 1999: “Conselho meu e eu faço: sonego tudo que for possível”.

Fique atento
Querem, leitor e leitora estimados, traçar previsões sobre como será o governo de Evandro Leitão (PT) na Prefeitura de Fortaleza? Fiquem ligados, então, na perspectiva de valorização de temas sociais. Quinta-feira última, Evandro fez um balanço dos quatro anos que passou como presidente da Assembleia Legislativa. E enfatizou avanços como nos serviços ao público que a Casa presta, transparência gerencial e propostas de responsabilidade social a serem implementadas.

Temática
As questões sociais têm participação forte nos conteúdos da atividade política de Evandro Leitão. A definição do secretariado que o acompanhará na gestão municipal já indica uma atenção especial ao setor. Aliás, a maior parte da equipe tem relação direta com o prefeito eleito. Ele mesmo escolheu a maior parte dos nomes, tangenciando as costumeiras indicações de aliados.

Tá fluindo
Passou de 70,84%, em 2020, para 60,97%, agora em 2024, a taxa de congestionamento de processos no Judiciário cearense. Esse índice mede a quantidade de processos não resolvidos no TJCE no fim de um período. O número de unidades judiciais que operam com taxas de congestionamento inferiores a 35% passou de 27, no começo deste ano, para 45 em novembro passado.

Canoa de samba
A comunidade de Canoa Quebrada, em Aracati, vai começar 2025 ao som do melhor do samba. Saudar o ano que começa com clássicos de Noel Rosa, Cartola e Nelson Cavaquinho, entre outros, é mais do que afinado. O evento “Samba da Canoa” será em 4.01, sábado, a partir das 15 horas, no espaço Lazy Days.

Cesta-feira
O senador Luís Eduardo Girão (Novo), além de se lançar candidato de si próprio à Presidência do Senado, anunciou que está levando para a Justiça ação contra a posse de Onélia Santa como conselheira do TCE. Vai pra sexta.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz