1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com foco na Emergência Climática, será realizada em Fortaleza na próxima sexta

Fortaleza realiza na próxima sexta-feira (24.1) a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, com o tema “Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica”. O evento será no auditório da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no edifício anexo da Assembleia Legislativa, das 13h às 18h30min, com a presença do titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma), João Vicente, e do secretário executivo, Isaac Andrade, além das demais autoridades.

As Conferências Municipais do Clima integram a primeira etapa da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e têm como objetivo incentivar a participação social na definição de propostas para apoiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Seuma, a conferência será gratuita e estruturada em cinco eixos temáticos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática e governança e educação ambiental.

O público poderá se inscrever como ouvinte e integrar um dos grupos de trabalho na elaboração de propostas, além da possibilidade de se candidatar à eleição como delegado(a). Os eleitos serão indicados para levar as propostas construídas nas oficinas para a etapa estadual da conferência.

Embora este seja o primeiro evento com contribuições destinadas à esfera nacional, Fortaleza já conta com o Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza (Forclima), uma instância participativa que articula as Secretarias do Município, setores empresariais, acadêmicos e a sociedade civil. O Forclima já promoveu mais de 30 encontros, com discussões e contribuições no âmbito municipal sobre temas relacionados à pauta climática e à resiliência urbana.

Sobre a Conferência

  • Durante as conferências municipais, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
  • Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos/nas delegados/as. Poderão ser levantadas, por município, até dez propostas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos.
  • As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido nas Conferências Estaduais.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz