A Coluna do Roberto Maciel (terça-feira, 28.1): O ITA no Ceará a caminho de decola

 

  • Foi com pompas e circunstâncias: o governador Elmano de Freitas (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, e o ministro da Defesa, José Mucio, assinaram ontem a parceria para a segunda fase de obras do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Planeja-se destinar R$ 104 milhões aos serviços – previstos para seguir até o fim de 2026, que será ano eleitoral e deverá incorporar sem dificuldades falas sobre o salto da qualificação educacional do Estado, a necessidade de investimentos no nível superior e o enorme talento dos estudantes locais. A oposição não gosta disso, mas a situação adora. A nova etapa contemplará reformas das edificações que há hoje na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestruturas viária, elétrica e hidrossanitária. Vá anotando: além da verba firmada ontem, a primeira fase dispõe de R$ 71 milhões definidos no ano passado.

 

Sintonia com a modernidade
Entidade que se destacava pela inteligência natural dos gestores de tempos idos – nomes como Roberto Matoso (1962-2009), Carlos Matos, Douglas Santos e Sérgio Alcântara -, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) está anunciando que criou uma “ferramenta de inteligência artificial” para “auxiliar os associados no planejamento estratégico e na análise de tendências”.

Novos tempos
A AJE já não funciona como proponente de políticas públicas, razão pela qual foi fundada em fins dos anos 1980, sob o incentivo, o apoio e a empolgação do empresário de comunicação Demócrito Dummar (1945-2008). Detalhe: no cenário da “inteligência artificial”, o site da Associação não está funcionando direito.

A todo vapor
Os sistemas de informática da Assembleia Legislativa do Estado voltaram a funcionar plenamente ontem. O setor de Tecnologia da Informação da casa havia posto os serviços em banho-maria para a manutenção que rotineiramente é realizada em período de recesso parlamentar.

Fique atento
E a Central da Cidadania da Câmara de Fortaleza volta a operar das 8 às 17h na próxima semana. Devido ao recesso, o departamento está prestando atendimento extraordinário das 8 às 13h até a próxima sexta. O setor está entre os que expedem a Carteira de Identidade Nacional.

Xilindró
O general Walter Braga Netto (foto abaixo), ministro da Defesa de Jair Bolsonaro e candidato a vice-presidente na chapa da extrema-direita em 2022, faz 45 dias de cadeia na próxima sexta-feira. Terá ganho um mês e meio inteirinho para refletir a besteira que é cometer os crimes de golpe de estado e de planejar assassinato de autoridades.

Preso há mais de 40 dias, Braga Netto ainda não foi ouvido pela PF

Parabéns pra você
A se manter esse trote, Braga Netto vai passar o aniversário de 67 anos, em 11 de março, como “hóspede” da Justiça brasileira no xilindró de onde desde 14 de dezembro vê o sol nascer quadrado. Vai, no máximo, apagar velinhas num bolo todo furado pela fiscalização carcerária.

Pra o que der e vier
A Coluna do Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Textos anteriores estão disponíveis no site https://bit.ly/3q4AETZ.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz