- Tem o peso político do Poder Executivo a análise de que ações de cooperação com municípios podem e devem ser bem-sucedidas e referenciais. “É assim na educação, com resultados evidentes na melhoria da aprendizagem da criançada e com reflexo no Ensino Médio. É assim no Vale Gás, Ceará Sem Fome, Mais Infância, todos programas com a participação intensa dos municípios. Também na saúde, com a atenção primária – com a colaboração na compra de medicamentos ou no serviço, com capacitação (de pessoal e do sistema)”, disse, animado, o governador Elmano de Freitas (PT) para uma plateia de prefeitos e vices, além de secretários, que estão iniciando gestões. O caminho revelado há muito é perseguido pelos ocupantes do Gabinete 01 do Palácio da Abolição. Lúcio Alcântara tentou achar, Cid Gomes também procurou, Camilo teve suas iniciativas e, agora, Elmano conseguiu estabelecer resultados merecedores de leitura. É uma receita – que seja servida, pois.
Metamorfose ambulante
Todo pimpão, risonho e animado, o bolsonarista Heitor Freire – diretor na Sudene, nomeado por Lula, a quem xingava de “ladrão” – foi visto nos corredores petistas do Palácio da Abolição com desenvoltura ímpar. Nesta semana, o ex-deputado federal participou de solenidade em que foi autorizada a construção de novo trecho da Transnordestina.
Esse é o cara
Foi esse Heitor (não confundir com o Férrer, por obséquio), agora diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, cargo com salário de R$ 13,6 mil, que propôs a Jair Bolsonaro que criasse uma secretaria de “desesquerdização” da gestão pública – uma ameaça de “caça às bruxas” contra quem se opusesse à extrema-direita. Também defendia que escolas adotassem livros dos embusteiro Olavo de Carvalho e do psicopata torturador Brilhante Ustra como material didático.
Desafio
A deputada Lia Gomes (PDT), procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, diz que lutar contra a violência sexista não é só questão da Justiça, mas da necessidade de se mudarem traços culturais nocivos. “Sozinhas, nós, mulheres, não vamos conseguir alcançar a tão sonhada igualdade. Precisamos dos homens como aliados. É importante fazê-los entender que o mundo é desigual entre nós. Essa não é uma luta contra os homens, mas pela igualdade e pelo fim da violência contra as mulheres”.
Fala
Frase do irmão de Lia, Ciro Gomes, que serve de exemplo do que precisa ser combatido: “A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”. Sem comentários.
Incomum
A Assembleia funcionará sábado que vem. A atividade, em dia pra lá de incomum, se justifica pela posse da Mesa Diretora da Casa. A sessão está marcada para começar às 10h, no Plenário 13 de Maio. A missa, no entanto, só será celebrada terça-feira, 4.2, a partir das 8h.
High profile
O governador Elmano de Freitas inicia hoje novo ciclo na gestão estadual. Ele receberá representantes da Imprensa para conversar sobre temas do Ceará – não será coletiva nem ato solene, mas um bate-papo qualificado. Será num café-da-manhã no Palácio da Abolição. Bem “da manhã” mesmo: está agendado para as 7h30min.
Aqui, ali, alhures
As interações de Elmano não devem se limitar a Fortaleza – ele está mesmo disposto a ouvir e falar. Além de profissionais da Capital, o governador planeja encontros com comunicadores do Interior.
Estamos aí
A Coluna do Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Textos anteriores estão disponíveis no site https://bit.ly/3q4AETZ.