A Crônica da Tuty: “Não olvidarás!”

Por Tuty Osório, jornalista e escritora:

Estava preparada para passar a manhã na Rádio Universitária, sábado. Para mim, programa maravilha, Amo rádio. Desde pequena. Morei numa cidade onde não chegava TV. A rádio era o que havia de melhor na cena. Amo essa palavra: cena.

Sem cenas, pois minha mãe não é disso, na metade da sexta-feira não e sentiu bem. É resistente, não se entrega. Lúcida, saudável, qualquer coisinha já nos assusta. Se rola um repouso fora da hora habitual, o alerta acende-se. Até a pequena Shitzu, também com idade além, fica de plantão, agitada. Não come, não quer nada, até a vovó aparecer esperta, recuperada. Se tivesse ido, escreveria sobre a rádio que me letrou a respeito do fundo na minha infância. Que é a cara da juventude da minha mãe, nascida em 1940. Não fui e fiquei atenta a ela. Rapidamente refeita do mal estar, amanhecido o dia estava em movimento pela casa. Nada me faz gostar mais de ter nascido que olhar a energia de minha mãe.

Não foi à toa que escolheu ter filhos. Entende de vida, engata a primeira, abraça o gol, feito ou não. Minha mãe não está aqui por acaso. Tem propósito, novena, luta. Tem, a respeito das mais variadas vivências, o que nomeiam de letramento. Uma mãe que sabe, Sente. Pergunte que ela tem resposta. Pode ser a dúvida, a negação. Não será, jamais, o silêncio. A não ser que o próprio silêncio seja o recado.

Apaixonada por histórias, tenho nela a parceira ideal em me ativar a memória. Real e inventada. Nem tudo o que lembramos existiu. Não esquecer é importante. Como é importante, igualmente, esquecer o que não é bom lembrar. Arrisco. Sem temor. Ter mãe, sorte de toda a gente, toda a gente tem, é ter a benção de lembrar.

A mãe nos recorda, diariamente, a beleza de receber amor. Lembrai-vos, recebei!

*** ***

Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa e escritora.

São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA

Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.

 

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz