A Coluna do Roberto Maciel (terça, 24.6): “Motocicletas: a omissão acelerada

  • A notícia alcança milhões de famílias que sobrevivem à custa de motocicletas – entregas de comida e remédios, transporte de objetos e condução de passageiros, por exemplo: a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou texto que dá a mototaxistas acesso a linha de crédito já usufruída por taxistas. Assim, poderão também financiar a compra de veículos novos. A proposta foi feita pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) e, com o aval recebido, segue para a Câmara federal. No entanto, não se falou uma palavra sequer sobre melhorar relações trabalhistas entre motociclistas e as empresas que usam os serviços que prestam – há casos de exploração documentados e denunciados em instâncias várias. Nem em dar mais segurança ao tráfego sobre duas rodas. Nem em melhorar o atendimento em hospitais que, como o IJF, estão lotados da mototaxistas. Nem em promover ações educativas para o tráfego prudente desses trabalhadores. E assim segue a vida. Ou não segue.

Chacina
Dois dias após o Senado aprovar o financiamento de motos, animando o faturamento de bancos e revendedoras, o empresário Rafael Elisário atropelou e matou em Fortaleza o motoqueiro Kauã Guedes, de 18 anos. No carro de Elisário havia papelotes de cocaína, latas de cerveja e comprimidos de psicotrópicos. O atropelador pagou fiança de R$ 15 mil e, solto pela Justiça, foi para casa.

No guidom
Os senadores cearenses Augusta Brito (PT), Cid Gomes (PSB) e Eduardo Girão (Novo) participam da Comissão de Assuntos Econômicos. O ex-vice-presidente, Hamilton Mourão (PL-RS), que é motoqueiro, também está no colegiado.

No ar
O núcleo de documentários da Alece TV, da Assembleia Legislativa do Ceará, está caprichando em produção sobre os 190 anos da Casa – que já está até com exposição sobre o tema. O trailer está no YouTube. Confira:

Idade e democracia
Vem aí a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza, promovida pela Prefeitura e pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa. O tema central do evento, que será realizado amanhã e quinta-feira próximas, no Instituto de Previdência do Município (IPM), é “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três
Vinte caminhões, 38 toneladas de carcaças de hidrômetros, equipamentos de informática, sucatas de ferro, bombonas, motosserras e aparelhos de ar-condicionado. Essa é parte da lista de bens que a Cagece porá à venda em leilão na próxima sexta, 27. Os interessados devem fazer cadastro prévio no site da empresa Montenegro Leilões (www.montenegroleiloes.com.br).

Sebo nas canelas

🏃‍♀️🔥 Corre que o segundo lote tá quase cruzando a linha de chegada! Faltam só 5 dias pra garantir tua vaga na Segunda Meia Maratona BNB Clube com preço especial — até 15/06! ⏳💥, E quem vem avisar ...
Está em aquecimento a segunda edição da Meia Maratona do BNB Clube. A prova será em 20 de julho, com três percursos: 21 km, 10 km e 5 km. As largadas serão na sede do clube, na Av. Santos Dumont, em Fortaleza, a partir das 5h15min. Quem quiser se inscrever, é fácil: www.forchip.com.br. Informação que está a quilômetros de ser um detalhe: a corrida é regulamentada e chancelada pela Federação Cearense de Atletismo.

Quem é quem
Sócios do BNB Clube, funcionários do Banco do Nordeste, bancários filiados ao Sindicato dos Bancários do Ceará e funcionários do Grupo Camed terão taxa de participação diferenciada. Pessoas com mais de 60 anos e atletas com deficiência têm direito à meia-entrada. O kit da corrida inclui blusa, sacola, medalha, chip e número de peito.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz