Autoridades da América Latina apresentam nesta sexta-feira (27.6) as reflexões finais e compromissos assumidos ao longo do 4º Encontro Latino-Americano sobre Armas e Gênero, que será encerrado na Assembleia Legislativa do Ceará. O encaminhamento coletivo marca o fortalecimento da agenda regional de controle de armas com perspectiva de gênero, reforçando o papel do Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA) como instrumento de prevenção à violência armada e promoção dos direitos humanos.
A programação do último dia começa às 9h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, com a sessão “Apresentação do roteiro: ações inspiradoras na América Latina”. A atividade reunirá iniciativas bem-sucedidas de diferentes países para combater o desvio de armas e integrar a perspectiva de gênero nas políticas de segurança. A apresentação será conduzida por Sol Nottage, do Tratado sobre Comércio de Armas (TCA), com moderação de Aluizio Oliveira, coordenador de comunicação do gabinete da senadora Augusta Brito.
Às 11h, no Auditório Murilo Aguiar, será realizada a cerimônia de encerramento, com presença confirmada da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, de deputados estaduais, da senadora Augusta Brito e da diretora da Asociación para Políticas Públicas (APP), María Pía Devoto.
No encerramento, será feita uma síntese das principais discussões e apresentados compromissos concretos assumidos pelos participantes, com vistas ao avanço das políticas de controle de armas sensíveis à questão de gênero na América Latina.
Desde o início, o Encontro reúne parlamentares, especialistas, representantes de governos e da sociedade civil de diversos países, com o objetivo de promover políticas públicas mais justas, transparentes e eficazes no enfrentamento da violência armada.