Ceará: Segurança agiliza ampliação de apoio à saude mental de policiais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) recebeu representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para encaminhar a ampliação dos serviços voltados à saúde mental dos profissionais da Segurança Pública do estado. Os atendimentos psicológicos online já estão disponíveis e, a partir da próxima terça-feira (15 de julho), também será possível contar com atendimento psiquiátrico e orientação medicamentosa.

Desde 2017, a Abips oferece apoio psicológico e social a servidores, terceirizados e agentes da segurança pública vinculados à SSPDS. Agora, com o Escuta Susp, o alcance dos atendimentos será ampliado, beneficiando ainda mais profissionais da área, de forma gratuita, sigilosa e segura.

O Estado do Ceará formalizou a adesão ao projeto durante cerimônia realizada em Brasília, no MJSP. O secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Roberto Alzir Dias Chaves, representou o Governo do Ceará no evento.

O secretário-executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira, durante o evento de apresentação do Escuta Susp, na manhã desta terça-feira, no Cisp, destacou a importância da ampliação dos serviços. “Quanto mais ações tivermos para cuidar da saúde mental dos nossos profissionais, melhor. Sabemos que muitos ainda resistem a procurar ajuda, seja por receio ou por não saber onde encontrar apoio. Com esse atendimento remoto e gratuito, conseguimos alcançar quem está em situações silenciosas de sofrimento psicológico. Nosso foco agora é divulgar o serviço para que mais pessoas sejam acolhidas e acompanhadas.”

A coordenadora-geral de Valorização Profissional da Senasp/MJSP, Juliana Ribeiro, também esteve presente e explicou o funcionamento da iniciativa. “Viemos realizar os últimos alinhamentos técnicos com as equipes de saúde do Ceará, para garantir que a demanda local seja atendida com qualidade. O Escuta Susp oferece atendimento psicológico, psiquiátrico e orientação medicamentosa, especialmente voltado para casos que exigem atenção mais especializada.”

Bruna Gadelha, psicóloga e coordenadora da Abips, reforçou a importância de um serviço especializado. “É uma honra firmar essa parceria com o MJSP. O Escuta Susp se soma aos atendimentos que já ofertamos, mas com uma escuta ainda mais especializada. Os profissionais envolvidos foram capacitados para lidar com as demandas específicas da segurança pública, que muitas vezes exigem um olhar diferenciado, considerando os desafios e impactos emocionais da profissão.”

Sobre o Escuta Susp

O Escuta Susp é um projeto do Ministério da Justiça e Segurança Pública voltado exclusivamente aos profissionais da segurança pública, com atendimentos psicológicos remotos. A iniciativa é executada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com as universidades federais de Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN) e Brasília (UnB).

A UFMG, referência em saúde mental e com experiência em atendimentos psicoterapêuticos on-line, é a coordenadora técnica do projeto. Os profissionais envolvidos são bolsistas de doutorado, mestrado e graduandos do último ano de Psicologia, todos com vivência clínica e capacitação específica para atender agentes de segurança.

O projeto é coordenado, no âmbito do MJSP, pela SENASP, por meio de seu setor de Valorização dos Profissionais da Segurança Pública.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz