O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso (foto), cumpre agenda hoje (segunda, 21.7) em Fortaleza. Ao chegar no local do evento, a sede da OAB-CE, Barroso ficou preso no elevador que deu pane entre andares. O equipamento precisou ser desobstruído por bombeiros militares. Está prevista entrevista coletiva do ministro para as 11h30min.
Barroso, que também preside o Conselho Nacional de Justiça, fala na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Ceará, sobre “Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo”.
Considerando o grave ataque do governo norte-americano ao Brasil, chantageando as instituições nacionais a serviço do criminoso golpista Jair Bolsonaro e de empresas norte-americanas definidas como “big techs”, há a expectativa de que Luís Roberto Barroso trate também das sanções cometidas por Donald Trump contra a soberania brasileira.
Barroso, entre outros ministros do STF, está com o passaporte bloqueado para viajar aos Estados Unidos por ordem de Trump. O governo Lula já se manifestou em apoio aos magistrados perseguidos pelos EUA.