O escritor Adelmo Marcos Rossi inicia no próximo sábado (26 de julho) leitura coletiva e comentada do livro “O Imortal Machado de Assis – Autor de si mesmo”, conduzida ao vivo pelo Google Meet, sempre aos sábados, das 19h às 21h. A proposta é analisar, parágrafo por parágrafo, como a obra revela uma psicologia conceitual presente em Machado de Assis — antecipando até mesmo descobertas que seriam atribuídas, décadas depois, a Freud.
Nos encontros, o pesquisador abordará temas como o medo da castração, o riso enquanto defesa, o trágico imprevisível da vida (caiporismo), entre outros conceitos psicológicos. A leitura revela como o Bruxo do Cosme Velho se apoiava em estruturas simbólicas profundas da cultura humana, promovendo uma investigação literária que transcende o tempo e o gênero.
A iniciativa não tem duração definida, será semanal, até a conclusão do livro. Informações e inscrições podem ser feitas com Juliana Santa Clara Moreira, no telefone (27) 99767 6328 .
Sobre o autor:
Engenheiro civil (UFES, 1980), mestre em Ciência de Sistemas (Tóquio, 1990), psicólogo (UFES, 2010), mestre em Filosofia (UFES, 2015) e microempresário, Adelmo Marcos Rossi dedica quase 15 anos aos estudos sobre psicanálise. Fundador do Grupo de Pesquisa do Narcisismo, também é autor do livro “A Cruel Filosofia do Narcisismo – Uma Interpretação do Sonho de Freud” (2021). Após longo período de pesquisa acerca das relações entre as obras machadiana e freudiana, publicou “O Imortal Machado de Assis – Autor de Si Mesmo”.