A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 9.8): Lilás não é acaso nem só um símbolo; é resistência e denúncia

  • “Feminicídio? Dane-se!” A frase, demonstração fria e abjeta de desprezo à dignidade, à lei e à vida humana, marcou os dias de outubro do ano passado. Foi fartamente exposta na disputa eleitoral em Fortaleza. Pronunciada por um ex-youtuber, que usa agora a política como plataforma para xingamentos e discursos de ódio, sintetizou o (mau) caráter machista que representa e exala os odores do radicalismo sexista – o mesmo que neste momento ataca covardemente a farmacêutica Maria da Penha Fernandes, símbolo sobrevivente da violência do então marido, que dá nome à Lei Maria da Penha. Agora, a Assembleia Legislativa do Ceará está iluminada com a cor lilás. Trata-se da indicação de que a política está atenta na busca de mudar o quadro que alcança a letalidade com facilidade aterradora. É algo que se deve chamar de responsabilidade. E isso salva vidas.

Letras
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) está com passagem marcada para Fortaleza. Vem lançar o livro “Cultura e Poder”. A noite de autógrafos será no próximo dia 14 (quinta-feira), na Biblioteca Pública Estadual, a partir das 18h. A apresentação será do cineasta Rosemberg Cariry.

Campeão
O troféu Gengis Khan desta semana vai para “Carmelo Bolsonaro”, denominação parlamentar que o deputado estadual assumiu. Ele desprezou o nome do vovô Carmelo Silveira Carneiro Leão, que deve estar se sentindo a pior das criaturas, para se associar a um ex-presidente que admira torturadores e que é réu da Justiça por tentar dar um golpe de estado.

600 anos depois, 16 monges mongóis traduziram as crônicas de Gengis Khan - Ciberia

Que fase
A referência de Carmelo, que não é mais o simpático vovozinho, é um político que chama de malucos os seguidores que tem, que debocha de pessoas morrendo por falta de ar e que negou aos brasileiros vacinas contra a covid-19 – patrocinando, assim, mais de 700 mil mortes na pandemia. Imagine se Carmelinho fosse alemão, né?

Fôlego
Vem aí a edição de 20 anos do Fórum Harmônicas Brasil, evento que se realiza desde 2005, a partir do Ceará, e que une ações didáticas a espetáculos musicais. O Fórum recebe este ano os gaitistas Benê Chiréia (PR), David Tanganelli (SP) e Rodrigo BZ. Os artistas darão aulas-shows na Casa de Vovó Dedé.

Melhor prevenir do que remediar
O deputado De Assis Diniz (PT, foto abaixo) pôs para tramitar na Assembleia do Ceará projeto que cria uma ação que, pelo andar desgovernado da carruagem, tem tudo a ver com a necessária prevenção de danos. É o Programa Estadual de Aprendizagem do Uso Ético da Inteligência Artificial nas Escolas.

ALECE - De Assis Diniz relembra histórico na vida pública e diz como conduzirá seu mandato

É o que é
A ideia de De Assis é oferecer à garotada e à rapaziada orientações para o uso adequado, legal e respeitoso dos avançados recursos da IA. E mais: a valorização da ética não deve ser vista só como medida pontual, mas como referência para a vida.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz