A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 23.8): Por que Ciro Gomes escolheu agredir Janaína Farias?

  • A pergunta acima é simples. Para ela não se aceita conclusão rasa: “porque é covarde”. O desafio que a Coluna faz aos leitores pode encontrar respostas diversas. A primeira diz respeito à disputa eleitoral em Crateús em 2024, vencida por Janaína. Na época, o adversário dela era Antonio Marcelo Soares Barbosa, vulgo “Marcelão da Bola”, do PSDB. O político é envolvido com vaquejadas e seria um dos poucos postulantes na época com alguma afinidade com Ciro Gomes – de quem nem o próprio irmão, Ivo, então prefeito de Sobral, quis se aproximar. Janaína venceu com 54,36% dos votos. A agressão seria, então, movida por interesse paroquial. A segunda tem a ver com o ministro da Educação, Camilo Santana, aliado de Janaína. Assassinando a reputação da prefeita, Ciro Gomes acredita que ofenderia Camilo. Uma terceira seria a compreensão errônea de que Janaína é frágil e vulnerável – algo que só predadores consideram quando buscam presas. De qualquer forma, não ação ética nem justa a provocação. Nem sóbria ou inteligente. É, sim, um gesto que pode acabar na Justiça e que pode, como outros, ficar caro para Ciro Gomes.

De outros carnavais
Na verdade, atacar outras pessoas é uma estratégia de Ciro e a forma de obter atenção que ele conhece. É um método bolsonaresco. Fez o mesmo com Juraci Magalhães, Lula, FHC e Luizianne Lins. Também agrediu o irmão, Cid, e um velho amigo e parceiro, João Osmar – de quem muita gente, infelizmente, esqueceu.

O mundo não dá voltas; ele capota
Em 2000, quando a então esposa, Patrícia Saboya, foi candidata a prefeita de Fortaleza pelo PPS, Ciro acusou adversários de atacá-la covardemente. Na época, ele e o então governador Tasso Jereissati decapitaram o comando da publicidade da campanha de Patrícia para tentar responder às investidas. Agora, é Ciro quem apela para o recurso abjeto.

Morte horrível!
Enquanto não recompõe imagem e capital político, Ciro Gomes se aproxima em forma e estilo de Jair Bolsonaro, que ameaçou uma deputada de estupro e disse que “pintou um clima” entre ele e crianças venezuelanas. Ciro vai, desse jeito, decompondo a imagem e o capital político que ainda pode ter.

Dane-se
A propósito, tem a mesmo conteúdo e essência dos ataques contra Janaína o desprezo do deputado André Fernandes (PL) a vítimas de feminicídio.

Rota viva

Descubra a Rota Verde do Café, um passeio saindo de Fortaleza - Um Viajante
Monumento vivo da História e da economia do Ceará, a Rota Verde do Café – que inclui municípios do Maciço de Baturité – está completando 10 anos de estruturação. Para celebrar o marco, o Sebrae-CE fez ação para celebrar a chegada de novos empreendimentos.

Nomes e sobrenomes
“Chalé Nosso Sítio”, “Estância Monte Horebe”, “Parque das Trilhas” e “Sítio Veredas de Humaitá” são as novas marcas na Rota. O circuito já incluía o “Museu da Estação Ferroviária de Baturité”, “Mosteiro dos Jesuítas”, “Sítio Águas Finas”, “Sítio São Roque” e “Sítio São Luís”.

Justiça

Deputado Renato Roseno abre o Encontro de Iniciação Científica da UNI7 –  UNI7 | Fortaleza | Centro Universitário 7 de Setembro
Passou na Assembleia do Ceará projeto do deputado Renato Roseno (PSol) que institui pensão vitalícia a ex-presos políticos, anistiados e familiares reconhecidamente atingidos pela ditadura militar no período de 2 de setembro de 1961 a 15 de agosto de 1979. A pensão mensal corresponderá a um salário mínimo e a Comissão Especial de Anistia Wanda Rita Othon Sidou receberá os pedidos.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz