O secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho, recebeu o assessor especial da Casa Civil, Bismarck Bezerra, para discutir nova estratégia de desenvolvimento econômico no Ceará. O encontro avaliou a integração dos consórcios de resíduos sólidos e multifinalidades existentes com a iniciativa do Governo do Estado, de estimular a economia em nível municipal e regional.
Atualmente, o Ceará conta com 21 consórcios de resíduos sólidos que, segundo Bezerra, estão migrando para consórcios com múltiplas finalidades. “Esses consórcios estão deixando de tratar apenas de resíduos sólidos, para tratar da saúde da população, da educação, da cultura, do desenvolvimento econômico”, explicou.
A proposta de Bezerra é utilizar a estrutura desses consórcios para unir forças com a iniciativa do governo estadual. “Nós viemos buscar mais informações com relação a essa ideia do Estado. Verificar se é possível utilizar os consórcios para unir as forças”, destacou.
A expectativa é que, ao invés de ter dois consórcios separados por região, as iniciativas de resíduos sólidos e desenvolvimento econômico se unam em um único consórcio.
Domingos Filho se colocou à disposição para colaborar com a iniciativa. “A SDE está totalmente disponível para apoiar essa integração entre consórcios objetivando o desenvolvimento econômico e sustentável do Ceará, além da geração de oportunidades e de emprego e renda para os cearenses. É algo inovador e estimulante no âmbito das políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário.