Por Roberto Maciel, editor do portal InvestNE:
O jornalista Paulo Motoryn, do site The Intercept, escreveu em artigo que o Portal InvestNE reproduziu na última terça-feira (16.9): “A condenação de Jair Bolsonaro marcou um momento histórico no país, mas também trouxe à tona sinais de tensão e violência política. Infelizmente, não podemos negá-los ou escondê-los. A verdade é que o bolsonarismo, muitas vezes, pode até parecer patético: discursos exagerados, figuras mascaradas, mensagens teatrais. Mas foram pessoas aparentemente inofensivas que vimos no 8 de Janeiro e em tantos outros atos violentos nos últimos anos. Por isso, decidi não ignorar essa história”.
Motoryn não exagerou. E explicou no texto que tivera acesso a uma mensagem que circula em redes sociais bolsonaristas na qual uma voz metálica de um narrador mascarado profere um texto ameaçador: “Saudações, irmãos patriotas. Chegou a hora de lutar. O Brasil está sob ataque. Comunistas infiltraram-se em nossas instituições, corromperam o sistema e ameaçam nossa liberdade, nossa pátria e nosso futuro.”
Sim, os bolsonaristas estão dando indicações de que se preparam para a luta armada. Estão emitindo sinais de que, movidos pela vingança em face da condenação do líder, Jair Bolsonaro, se dispõem a “lutar”. Mais: “Essa guerra não será vencida com manifestações pacíficas ou gritos nas redes sociais. Manifestações não funcionam mais. Redes sociais não derrubam governos.”
*** ***
É grave, muito grave, a situação que se desenha. Já se sabe como operam e a força que exibem em ações do gênero. As escaramuças que protagonizaram em dezembro de 2022 e em janeiro de 2023 são demonstrações de que não têm limites. O suicídio de um “homem-bomba” catarinense em Brasília é outra prova de que estão preparados para banhos de sangue.
A postagem termina desse jeito, segundo Motoryn: “Compartilhem esta mensagem, despertem os adormecidos, organizem-se. O Brasil clama por sua liberdade. Vamos lutar pelo tudo ou nada até a vitória”. O ponto final, porém, reacende um dístico nazista adaptado por Jair Bolsonaro: “Pátria acima de tudo, Brasil acima de todos.”
*** *** ***
Não há razão para desleixo das forças policiais em nenhum local do País em reações contra ataques terroristas da extrema-direita. Uma bomba já foi encontrada pela PM do Ceará na entrada do Fórum da Justiça em Fortaleza. Quem motiva pessoas a loucuras assim – algumas com evidentes desequilíbrios mentais – não está agindo por brincadeira, não está só querendo dar sustos. Quer matar inocentes, quer desestabilizar e destruir a Democracia.