A Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza hoje, quarta-feira (24.9), audiência sobre a atuação, os desafios e as perspectivas das guardas municipais no estado do Ceará. O evento, que atende a requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PT), ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. A atividade começa às 14h.
Pedrosa lembra que a segurança pública é uma das principais demandas da população cearense, e, nesse contexto, a atuação das guardas assume papel estratégico. Reconhecidas constitucionalmente como órgãos de segurança, as guardas municipais têm a função de proteger bens, serviços e instalações públicas, ao mesmo tempo em que desenvolvem ações preventivas e comunitárias que contribuem para a redução da violência e a promoção da cidadania.
O deputado destaca ainda que, no Ceará, o cenário anual revela desafios significativos. “Dos 184 municípios, apenas 105 possuem guardas municipais estruturadas, enquanto 79 municípios ainda não contam com esse serviço essencial. Mesmo entre aqueles que possuem corporações, muitas enfrentam carências de efetivo, equipamentos, infraestrutura e capacitação, comprometendo a eficácia de suas ações”, avalia o parlamentar.
Ele cita ainda experiências exitosas, como de Fortaleza e Sobral, demonstrando “que a integração com outras forças de segurança, aliada a investimentos em tecnologia e formação, potencializa os resultados e garante maior proximidade com a população”.
Na ocasião, participam representantes do poder público estadual e municipal, membros das forças policiais, guardas municipais, especialistas e sociedade civil, promovendo a troca de experiências, a identificação de boas práticas e a construção de estratégias conjuntas para o fortalecimento institucional das corporações.
Foram convidados para o debate o secretário-executivo da Segurança Cidadã de Fortaleza, major da Polícia Militar Messias Mendes; o coordenador de Políticas de Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza, André Souza; o coordenador executivo na Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, delegado Andrade Júnior; o subinspetor e diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal de Maracanaú, Reginaldo Nascimento; o professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira Thiago Rocha Vasconcelos; o assessor técnico do Observatório de Segurança de Fortaleza na Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza Geraldo Rodrigues; e a0 diretora-geral da Guarda Municipal de Fortaleza, Cristiane Fernandes.