Duas gerações de artistas com vários pontos que as unem: o respeito do público, o talento, o reconhecimento internacional e a busca incessante pela apresentação de música de qualidade. Os gaitistas Maurício Einhorn e Jefferson Gonçalves conectam momentos distintos da arte e da cultura brasileiras são os nomes de destaque na abertura do festival Rio das Ostras Instrumental 2025.
Maurício e Jefferson estarão no palco principal do evento em 4 de outubro, acompanhados pelo Bitencourt Duo – que reúne os irmãos Júlio (bateria e percussão) e Luciano Bittencourt (guitarra híbrida e violão).
Jefferson Gonçalves já soma mais de 30 anos de carreira. Começou com o Blues, com fortes influências do Rock, mas caminhou pela MPB e agora desenvolve também trabalhos com tonalidades da música regional – como os ritmos nordestinos do Forró. Na longa trilha do aprendizado e da formação profissional, foi aluno de Maurício, entre outros mestres.
Maurício Einhorn, 93 anos de idade, já entrou nos 80 anos de carreira – aos 10 anos de idade se apresentava em importantes programas de rádio. No início dos anos 1950, integrou duos, trios e quartetos de gaitistas, reforçando conhecimentos e experiências nas formações coletivas. Elogiado por nomes como Toots Thielemans e Stevie Wonder, é professor de gaita no Rio de Janeiro, atividade que desempenha juntamente com a de músico.
“Para mim, é uma honra e uma alegria compartilhar palco com Maurício Einhorn, meu professor e minha referência, e o Bitencourt Duo. São artistas fenomenais e enriquecem a minha vivência musical e a do público. Buscamos fazer nossos diálogos sempre com base no que há de melhor na arte brasileira, além de reconhecer gêneros de fora, como jazz, pop e blues”, diz Jefferson Gonçalves. “Tenho certeza que o público vai curtir muito o que estamos preparando para o Rio das Ostras”, conclui.
Maurício Einhorn acrescenta: “Queremos oferecer à plateia um passeio detalhado por vários momentos da música. Apresentar um panorama artístico é, digamos, uma obrigação de quem se compromete com a produção caprichosa e inteligente. Essa é a nossa missão”.
O festival Rio das Ostras Instrumental 2025 realizado pela Prefeitura de Rio das Ostras e Fundação de Cultura. O evento tem patrocínio da Enel, Secretaria e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.