O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), assinou convênio entre a Prefeitura e o Centro de Aperfeiçoamento Visual Ver a Esperança Renascer (Caviver). O contrato prevê a realização de mais de 8 mil procedimentos mensais de avaliação e reabilitação oftalmológica e neurológica para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza. A ação integra o programa municipal Saúde que Cuida, parte do Plano Fortaleza Inclusiva.
“Esse é um espaço que já faz um excelente trabalho há anos para a sociedade cearense, com muita dedicação e compromisso. O espaço já possui parcerias com projetos sociais, com a iniciativa privada e até entidades internacionais e, agora, com a nossa parceria, também atenderá as pessoas mais vulneráveis de Fortaleza”, celebrou Evandro.
O prefeito também pontuou que a prioridade dos atendimentos será para crianças e que deseja, futuramente, estreitar os laços entre o projeto Espaço Girassol, da Prefeitura de Fortaleza, e o Caviver.
“A prioridade será para crianças, sobretudo as da primeira infância que tenham alguma situação como glaucoma, catarata e outras doenças oculares. Esperamos também, com essa parceria, estreitar os laços com o Espaço Girassol e atender cada vez melhor nossas crianças”, concluiu.
Riane Azevedo, secretária municipal da Saúde, informou como será o encaminhamento de pacientes do SUS para o Caviver.
“Os encaminhamentos seguem de acordo com o padrão. As pessoas precisam, antes, ir ao posto de saúde e, de lá, caso seja necessária uma consulta especializada, é realizado o encaminhamento para cá. Com o convênio, pela primeira vez a Prefeitura ofertará procedimentos de reabilitação visual. Muitas crianças precisam desse acompanhamento em casos de glaucoma e catarata congênita.”
Caviver
O Caviver é uma organização dedicada à promoção da saúde ocular infantil e de adolescentes. O objetivo da instituição é garantir que o público em situação de vulnerabilidade social, acometidas por doenças que podem levar à cegueira, tenham acesso a diagnóstico precoce, tratamento especializado e acompanhamento contínuo.
A instituição atende casos de catarata congênita, glaucoma congênito, retinopatia da prematuridade, entre outras patologias oculares, oferecendo assistência clínica e cirúrgica gratuita.
Islane Verçosa, presidente do Caviver, celebrou a parceria com a Prefeitura de Fortaleza.
“Já vínhamos buscando essa parceria há algum tempo, mas, por questões burocráticas, ainda não tinha acontecido. Sempre acreditamos que, quando unimos esforços, conseguimos fazer muito mais. Nosso principal objetivo é dar continuidade ao trabalho que já realizamos, agora de forma ainda mais sistemática”.
Simone Lima é mãe da Sofia, de dois anos. A família, que mora em Sobral, a 340 km de Fortaleza, é atendida pelo Caviver. Para ela, a estrutura e o atendimento oferecidos pela instituição são fundamentais para o tratamento da filha.
“Chegamos aqui quando ela tinha apenas dois meses, encaminhados por um oftalmologista da nossa região, que diagnosticou catarata congênita. Lá, infelizmente, não havia tratamento adequado. A Sofia passou por todos os atendimentos necessários e já sabíamos que seria um caso cirúrgico.”
“Ela fez a primeira cirurgia com cinco meses de idade, no primeiro olhinho, e a segunda com sete meses, no outro olho. O resultado foi muito positivo, o desenvolvimento dela foi excelente”, concluiu.