Para ampliar e estimular a discussão sobre obras literárias, o Tribunal de Contas do Ceará realizará em 31 de outubro (sexta-feira) mais uma edição do projeto Café com Leitura: Contos & Encontros. A 16ª edição do programa terá início às 11 horas, no Plenário do Edifício Antônio Coelho (sede do órgão). A obra abordada será “O Romper das Conchas”, da escritora Emanuela Ribeiro, que estará presente no evento.
As inscrições podem ser realizadas pelo IPCeduc. Membros, servidores, colaboradores e estagiários do Tribunal, além da sociedade em geral, estão convidados a participar deste diálogo literário. A iniciativa é promovida pela Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC), por meio do programa Educação pela Arte.
A obra “O Romper das Conchas” conta a história de duas irmãs, Clarice e Letícia, que se reaproximam após a morte da mãe. Clarice, a mais velha, havia deixado a Praia das Conchas, onde morava com a família, para cursar a faculdade, enquanto Letícia permaneceu ligada ao drama de acompanhar a mãe, que sofria de depressão.
Também são abordados temas como a desconstrução da maternidade e os relacionamentos abusivos. O título faz referência não apenas ao local onde o livro é ambientado, mas também aos desafios enfrentados pelas irmãs, que precisarão sair da proteção que criaram para lidar com suas inseguranças.
Esta edição será realizada em alusão à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), que ocorre anualmente, de 23 a 29 de outubro, no Brasil. Instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980, a data homenageia a fundação da Biblioteca Nacional (29 de outubro de 1810) e visa promover a leitura, o livro e as bibliotecas, destacando como centros de conhecimento, cultura e inclusão social.
A autora
Emanuela Ribeiro é supervisora de comunicação na Justiça Federal no Ceará, graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestra em Gestão de Comunicação pela Universidad de Deusto, na Espanha. Foi semifinalista do Prêmio Jabuti 2024. Além de romancista, escreve contos e crônicas, com textos publicados em diversas revistas literárias. É coautora da coletânea de contos “De corpo inteiras”, e um de seus contos foi finalista do 2º Concurso Pintura das Palavras, o que lhe rendeu participação na coletânea Fraturas. Ela também integra o coletivo literário Escreviventes.