PORTAL INVEST NORDESTE_900x90

Revista Mais Nordeste destaca produção de energia renovável

Já está disponível a nova edição da revista Mais Nordeste, coordenada pelos jornalistas Arnaldo Santos e Cláudio Conceição. A publicação faz foco especial, neste número de outubro/2025, nos meios alternativos de produção de energia elétrica renovável.

“Com enormes vantagens comparativas para a produção de energias renováveis, especialmente solar e eólica, o Nordeste vem sofrendo na carne os efeitos de cortes sistemáticos da energia gerada determinados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), como forma de evitar um apagão elétrico. Com o exponencial crescimento da geração de energias renováveis no Nordeste, especialmente solar, há excedente de energia, agravada com a desaceleração da economia. E isso tem um nome: curtailment, que nada mais é quando a produção de energia não pode ser absorvida pelo sistema de transmissão. E isso já começa a ter reflexos sobre futuros investimentos”, explicam os jornalistas.

Arnaldo e Cláudio destacam o contexto geopolítico: “Em um cenário global marcado por transformações econômicas e geopolíticas, acirradas ainda mais com a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, a China vem fortalecendo sua presença em vários continentes, especialmente em países em desenvolvimento. Neste contexto, o Nordeste vem ampliando sua fatia nos investimentos chineses, ancorado em projetos de energias renováveis (eólica e solar), infraestrutura (portos, pontes e fibra ótica) e veículos elétricos. É a segunda região a receber mais investimentos da China”.

A revista aponta, ainda, temas referentes ao estratégico saneamento – requisito fundamente para a vida e o desenvolvimento econômico e social das comunidades. “Estudo de três professores da FGV EESP mostram os efeitos positivos da exposição intrauterina ao saneamento encanado”.

Mais Nordeste destaca dados numéricos relevantes, relacionados à vida e ao crescimento das pessoas: “Cada mês adicional de exposição ao saneamento básico está associado a um aumento aproximado de 20 gramas no peso de um bebê ao nascer, representando um aumento de 0,6% no peso médio ao nascer. Os maiores benefícios do saneamento encanado vão para as mães menos vulneráveis – mais velhas e com maior escolaridade, já que as mais vulneráveis não conseguem pagar as contas ou custos de instalação da rede de esgoto tratado”.

A atriz Andréa Beltrão, nome importante de produções de TV, teatro e cinema, fala sobre o momento das artes cênicas e projeta novos cenários.

Acesse neste link, gratuitamente, a edição de outubro da Mais Nordeste.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz