– A Cagece, empresa que cuida do saneamento básico e da distribuição de água no Ceará, encaminhou para serviços de reciclagem mais de 7,5 mil toneladas de resíduos gerados em obras no abastecimento em Juazeiro do Norte, o maior município da Região do Cariri. O volume foi removido de julho de 2023 a março de 2025. É muita coisa. Há um ganho adicional nesse processo todo: a sustentabilidade. Afinal, o material residual gerado em serviços ordinários de estrutura ganha destino adequado sob o ponto de vista ambiental e econômico. Restos de demolição, construção civil e de reparos de pavimentação estão sendo enviados a empresas que com certificação e licenças específicas para tratar os resíduos. Isso permite a utilização ou reciclagem futura.
Rumo certo
Um componente especial se sobressai dessa política de sustentabilidade e responsabilidade adotada pela Cagece: o da educação ambiental. É uma vantagem que chega às gerações atuais e, se bem conduzida, alcança as futuras. Essa soma tem a ver com segurança e saúde pública. E evita a contaminação do solo, do ar e da água.
Todo ouvidos
Segue até 30 de novembro a exposição “Ouvidoria Parlamentar – 18 anos com você”, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará. A mostra destaca a trajetória de um dos mais efetivos elos entre a instituição e o público. Equipe do Memorial Deputado Pontes Neto, da Alece, cuidou da organização e montagem da exposição, que ocupa o Espaço Zélia Mota.
Novo caminho
Um dos nomes mais fortes das gestões de José Sarto (PDT) na Assembleia Legislativa e na Prefeitura de Fortaleza está agora na iniciativa privada. Renato Borges, que cuidou da articulação política do então prefeito, agora atua com empreendimentos imobiliários. Ele está à frente da Levve Imóveis, com foco em Fortaleza e Eusébio.
Faltam só 10
O Tribunal de Contas do Ceará está num clima de comemoração daqueles – e abriu a contagem regressiva para um século de existência. O órgão completou 90 anos dia 5 e ontem fez sessão solene para celebrar o marco. Fala do presidente, Rholden Queiroz (foto acima), sobre a instituição: “Sempre inovando, melhorando e buscando cumprir da melhor forma possível nosso propósito – cuidar do que é de todos, melhorando vidas”.
Au!
Cinquenta e sete restaurantes de Fortaleza participam este ano da 23ª edição do Fortaleza Restaurant Week Pet. O evento se adequa a uma tendência muito, muitíssimo atual: a de tutores que querem compartilhar momentos agradáveis com os animais de estimação. O evento começou em 26 de setembro e segue até o próximo dia 26. Até casas de vinho entraram na simpática iniciativa.
Oportunidade
Passou na Alece projeto que cria o Programa de Parcelamento de Débitos Fiscais (Refis 2025). A oposição levantou a tese antipática de que a iniciativa “premia” quem não paga contas. Já os governistas alegaram que é, sim, uma chance à regularização de obrigações fiscais. No fim, o Estado ganha e os contribuintes também.