
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inicia o mês de celebração dos 60 anos de existência do Curso de Jornalismo da UFC. Nessa ocasião festiva é importante, e necessário, lembrar a determinante participação, ao longo dos anos, da Associação Cearense de Imprensa (ACI) permeando na história do equipamento educacional pedagógico e técnico formador de profissionais na especialidade. O embrião do hoje, curso sexagenário, surgiu nas salas da ACI, incentivado por um grupo de profissionais idealistas na imprensa cearense, liderados pela jornalista Adísia Sá (foto acima), hoje com 96 anos, que à época ministrava aulas de jornalismo para principiantes.
O primeiro curso, proposto por Adísia Sá, em 1964, e por ela coordenado, estendeu-se de 15 de janeiro a 15 de fevereiro daquele ano. Foi um sucesso, inscrevendo-se 55 candidatos selecionados entre os mais de duzentos inscritos.
Lembrou Adísia, certa vez, que estava determinado no Estatuto da ACI: pugnar pela criação de um curso de jornalismo. A pioneira levou a ideia adiante. A entrada da Universidade Federal do Ceará na história aconteceu quando o então reitor e criador da UFC, Antônio Martins Filho, foi convidado para paraninfar a segunda turma do Curso. No jantar, oferecido por ele aos professores do curso, ressaltou: “Eu vou criar o curso”. Da junção de esforços da ACI e do Sindicato dos Jornalistas, assumido pela UFC, foi criado o Curso de Jornalismo.
No dia 4 de março de 1965, foi apresentada proposta para designação de uma comissão permanente junto à Reitoria da UFC , tomando as providências definitivas sobre o futuro Curso de Jornalismo. A comissão foi formada pelos jornalistas dirigentes da ACI, Antônio Carlos (Presidente), Luís Sucupira, Antônio Girão Barroso, Mozart Soriano Aderaldo e Adísia Sá. O Conselho Universitário aprovara a criação do Curso Superior de Jornalismo, pela Resolução 182, de 12 de novembro de 1965.
A ACI sempre esteve por perto do Curso de Jornalismo, assumindo de bom grado o papel de guia e orientadora. Isso lá no nascedouro do Curso de Jornalismo da UFC.
Fonte: Livro “Associação Cearense de Imprensa – 85 anos – na Pauta do Ceará”. Autora: Ângela Barros Leal.