A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) divulgou a programação das apresentações dos 14 maracatus selecionados pelo Edital de Credenciamento dos Maracatus de Fortaleza. As performances serão realizadas de hoje (23) a 26 de outubro, domingo, em diferentes espaços de Fortaleza, celebrando a tradição e a força dessa manifestação cultural reconhecida como patrimônio imaterial da capital cearense.
A programação tem início nesta quinta-feira (23.10), às 18h, com os maracatus Solar e Nação Iracema se apresentando no XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará, realizado na Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek, no bairro Demócrito Rocha.
Na sexta-feira (24/10), a programação segue com as seguintes apresentações: A partir das 18h, os grupos Nação Pici, Corte Imperial, Rei de Paus e Vozes da África se apresentam durante a Conferência da Cidade, no Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz). No mesmo horário, o público poderá conferir os maracatus Nação Fortaleza e Nação Baobab no XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará, realizado na Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek, no bairro Demócrito Rocha. No mesmo horário, o Maracatu Rei Zumbi se apresenta no Cuca Barra, localizado na Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará.
No sábado (25/10), às 18h, o público poderá acompanhar o Maracatu Leão de Ouro e o Maracatu Axé Oxossi no XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará, novamente na Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek. Também às 18h, o Maracatu Nação Palmares se apresenta na Praça Frei Galvão (Rua Delmiro de Farias, s/n – Jardim América).
Encerrando a programação, no domingo (26/10), às 18h, os grupos Maracatu Az de Ouro e Maracatu Obalomí se apresentam no XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará, na Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek, no Demócrito Rocha.
O Maracatu e sua importância
Criado oficialmente pela Lei Municipal nº 5.827/1984, o Dia do Maracatu é comemorado em Fortaleza no dia 25 de março. A data homenageia essa importante manifestação cultural e marca a libertação dos escravos no Ceará, ocorrida em 25 de março de 1884 — evento também conhecido como Data Magna.
Reconhecida como patrimônio imaterial de Fortaleza desde 2015, a tradição entrou no calendário oficial do município por meio da Lei nº 10/2016.
Em Fortaleza, o Maracatu se destaca por características únicas, como o ritmo cadenciado, o uso do negrume (pintura preta nos rostos dos brincantes) e a grande diversidade de personagens e alas que compõem seus cortejos, tornando-o uma manifestação singular no cenário cultural brasileiro.
Programação
23 de outubro
18h – Maracatu Solar e Maracatu Nação Iracema
Local: XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará
Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek – Demócrito Rocha
24 de outubro
17h – Maracatu Rei Zumbi
Local: Cuca Barra (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 – Barra do Ceará)
18h – Maracatu Nação Pici, Maracatu Corte Imperial, Maracatu Rei de Paus e Maracatu Vozes da África
Local: Conferência da Cidade – Centro de Eventos do Ceará
Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
18h – Maracatu Nação Fortaleza e Maracatu Nação Baobab
Local: XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará
Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek – Demócrito Rocha
25 de outubro
18h – Maracatu Leão de Ouro e Maracatu Axé Oxossi
Local: XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará
Praça da Estação do Metrô Juscelino Kubitschek – Demócrito Rocha
18h – Maracatu Nação Palmares
Local: Praça Frei Galvão (Rua Delmiro de Farias, s/n – Jardim América)
26 de outubro
18h – Maracatu Az de Ouro e Maracatu Obalomí
Local: XII Festival de Folclore Raízes do Meu Ceará
 
															
 
															 
								 
															 
															 
															 
								 
								 
								 
								 Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.
Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.