Por Tuty Osório, jornalista e escritora:
O último livro de Gabriel Garcia Marquez, escrito quando já estava debilitado mentalmente, segundo o relato de seu filho no prefácio de 2024, é do ano anterior à edição brasileira impecavelmente entregue pela Editora Record. É um romance que se lê de uma assentada, como diria meu pai. Ou será uma novela? Acho que já é romance. São 100 páginas de aventuras relatadas com o sol e as cores do Caribe como papel de parede quente, refrescado por bebidas doces, gelo triturado e sempre, muita, muita sensualidade, como é do feitio do autor.
Chamado de Gabo pelos íntimos e pelos metidos a sê-lo, as fantasias aqui são muito reais, prosaicas, de gente como a gente é, ou gostaria de ser. Nunca eu, jamais. O colombiano sabia muito e pra nossa sorte, deixou escrito, fez valer para sempre. Proibiu moralmente a publicação, por considerar o resultado fraco. Os filhos traíram o seu desejo, avaliando que a fragilidade do final da vida, o impediu de identificar a qualidade inquestionável de mais essa história de amor, raiva, violência contida, escracho e elegância brotada de esconderijos mofados. Rodrigo e Gonzalo assinam a justificativa argumentando que se os leitores celebrarem, o pai os perdoará.
Celebremos, pois! Inacabado, o livro dá o recado com uma última frase em corte seco, completamente conclusiva. Não porque talvez seja o primeiro conto dos cinco programados. E sim porque com certeza encerramos a leitura com saudades do enredo, conscientes de uma espécie de luto, depois dali. Valeu percorrer com Ana Magdalena Bach, a saga de sua pretensa infidelidade- maior lealdade não há.
INFORMAÇÕES:
EM AGOSTO NOS VEMOS, por Gabriel García Marquez, tradução de Eric Nepomuceno, Record, 2025.
Em Audio Livro disponível no Audible, narração Vany Américo.
*** *** ***
Tuty Osório é jornalista, especialista em pesquisa qualitativa, e escritora.
São de sua lavra QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos de 2022); SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho de 2023) e MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA, dez crônicas, um conto e um ponto (crônicas e contos, também de 2023).
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR (exclusivo para os leitores do portal InvestNE)
SÔNIA VALÉRIA, A CABULOSA
QUANDO FEVEREIRO CHEGOU
MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA
Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais.

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.