Do site Metrópoles:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um novo recuo em sua guerra tarifária e assinou ordem executiva que corta tarifas sobre produtos agrícolas, impostas por ele em abril deste ano durante o tarifaço.
***
Com o novo procedimento, o bolsonarismo passa a amargar mais uma frustração política. O tarifaço dos Estados Unidos foi articulado pela família Bolsonaro com o objetivo de destruir a economia nacional e de obter a liberdade do líder do grupo, condenado a 27 anos de cadeia por golpe de estado. Agora, coloca-se definitivamente o novo golpe no lixo.
Nesse cenário, o bolsonarismo – com Bolsonaro prestes a ser encarcerado – perde força e corre o risco de ir para as eleições de 2026 sem capacidade de se reorganizar.
*** ***
A decisão, divulgada nesta sexta-feira (14/11) pela Casa Branca, afeta diretamente produtos exportados pelo Brasil, como café, carne bovina e frutas, a exemplo do açaí — que ainda estavam taxados em 50% pelos EUA.
(…)
Após o tarifaço imposto por Trump em abril, diversos recuos já aconteceram. Um deles aconteceu em 30 de julho, um dia antes das alíquotas norte-americanas entrarem em vigor. na época, o presidente dos EUA assinou uma ordem que deixou cerca de 700 produtos brasileiros isentos da taxa.
*** ***
Leia a íntegra aqui.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.