Ana Márcia Diógenes: “Os tais sonhos de cada um”

Por Ana Márcia Diógenes, jornalista, professora e escritora:

Ela era ADEVOGADA. A mãe sempre repetia a profissão que a filha abraçou – e que estava no DNA da família havia três gerações – acrescentando um “e” para enfatizar o orgulho. Luíza era a menina orgulho da casa. Estudava para enfrentar o concurso, ser juíza, e poder decidir o futuro de quem se arriscava na vida do crime. Enquanto isso, trabalhava em uma fundação que prestava atendimento aos presidiários e seus familiares.

Ele era PRESO. Todas as letras em maiúsculo mesmo. Uma para cada assalto a banco ou loja em que esteve envolvido. Se a família fizesse um exame de DNA para ver a linhagem do crime, talvez fosse nas veias dele que a ancestralidade mais tinha caprichado. Pedro era respeitado no mundo da marginalidade e seus amigos só esperavam o dia dele fugir da penitenciária para exercerem a profissão de forma mais graduada nas grandes capitais.

Coincidiu que a sonhadora juíza foi designada a acompanhar o caso do obstinado futuro assaltante interestadual. Pedro andava depressivo porque a mãe não aparecia mais nos dias de visita. Luíza ouviu o desabafo, tentou contato telefônico e nada. Decidiu ir à comunidade onde a senhora morava. Descobriu que ela havia sonhado que na próxima vez que fosse visitá-lo, ele teria sumido. Imaginando que teria sido um aviso da morte, não sentia coragem de sequer pensar em ir até a prisão e a proibiu de dizer o motivo ao filho.

Nos dias seguintes, foi difícil convencer Pedro de que havia jurado segredo. O detento escreveu várias cartas para a mãe. Sequer tinha resposta. Sem a mãe ele não era ninguém. Perdeu o interesse até de comer. Teve que ser levado ao hospital. Não se sabe como, dois dias depois, desapareceu de lá. Luíza também sumiu do trabalho e de casa.

Após ouvir no noticiário que um casal estava assaltando escolas preparatórias para concurso à magistratura, a mãe de Pedro comemorou o filho estar vivo, enquanto a mãe de Luíza chorou por perder uma futura concursada.

*** ***

Ana Márcia Diógenes é formada em Comunicação Social (UFC), especialista em Responsabilidade Social e em Psicologia Positiva e mestra em Planejamento e Políticas Públicas. É professora de Jornalismo (pós graduação), escritora e consultora em comunicação e direitos para a infância e juventude.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz