A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 20.12): A festa da cristandade e as trevas de Bolsonaro

  • Daqui a quatro dias será celebrada a festa de Natal. É a principal data da cristandade, remetendo ao nascimento de Jesus Cristo. No fundo de uma espaçosa cela de 12 metros quadrados, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro certamente estará com tempo para remoer pensamentos e planos de como sair dali. Ele, como se sabe, cumpre pena de 27 anos e três meses de cadeia por ter projetado e executado um golpe de estado, que engendrava até o assassinato do presidente Lula, do vice, Geraldo Alckmin, e do ministro do STF Alexandre de Moraes – a armação foi frustrada pela recusa de envolvimento imposta pelo comando do Exército. O Natal pressupõe confraternização, arrependimento, alegria e esperança. Nos últimos dias, Bolsonaro ganhou de um fraterno Congresso motivos para se alegrar e ter esperança – considerou-se lá que o que fez foi “besteirinha de nada” e que a sentença deve ser-lhe aliviada. Mas isso vai realmente estimulá-lo a se arrepender do que fez? Se não, vai abrir uma contagem regressiva para um novo golpe?

Bem na foto
O voto que deu a favor da anistia a Bolsonaro – o que, eufemisticamente, foi chamada de “dosimetria” – colocou o senador Cid Gomes (PSB) no radar de interesses do bolsonarismo. Afinal, diferentemente do irmão Ciro, Cid nunca atacou Jair Bolsonaro nem os filhos dele.

Muy amigo!
A opção pró-Bolsonaro de Cid Gomes foi como um traiçoeiro tiro no peito dado por um mascarado num motim qualquer – coisa que o senador sabe bem o que é e como dói. Afinal, um dos nomes de expressão que estavam na mira dos cangaceiros do 8 de janeiro, o vice-presidente Alckmin, é do mesmo partido do senador cearense.

Vai encarar?
Se de fato ignorar interesses e prioridades dos cidadãos e se mantiver no propósito de dar de presente a Sobral uma réplica da Estátua da Liberdade, o prefeito Oscar Rodrigues (União) poderá ter diante desse plano uma legião de fiscais. São adolescentes de escolas no município. Os estudantes participam do programa “TCE na Escola”, do Tribunal de Contas do Estado.

Em sala
A disciplina eletiva de “Cidadania e Controle Social”, ministrada por técnicos do TCE, trata justamente dos direitos dos cidadãos à aplicação correta, racional e responsável do dinheiro público – o que certamente não se encaixa em nenhum projeto que trate, ali ou alhures, de erguer estátuas com imagens alienígenas com o suado recurso do contribuinte. Oscar pode até querer, mas não vai ganhar Oscar nenhum com essa tragédia.

A Terra plana capota
A deputada estadual Silvana Oliveira (PL) se destaca nas cobranças de políticas públicas de segurança. Nesta semana, foi à tribuna da Alece pela enésima vez atacar os governos. Mal fechou a boca e a Polícia Federal achou R$ 400 mil de origem suspeitíssima num endereço do pastor-deputado federal Sóstenes Cavalcante (PR), correligionário dela. Deus ouviu, só pode.

Trabalho que não esgota
Os feriados de larga bitola do Natal e do Ano Novo fizeram com que a Cagece determinasse modelos especiais de atendimento ao público. A empresa manterá equipes técnicas de plantão nas unidades de negócio para atender ocorrências e realizar serviços de manutenção nas redes de água e esgoto.

Presentão

Luisa Cela reassume a Secretaria da Cultura após vice de Evandro Leitão ficar com PSD
O governador Elmano de Freitas (PT) deu um presentaço de fim de ano para a Cultura do Ceará. Ele sancionou leis da criação da Empresa Cearense do Audiovisual e da implementação do Plano de Cargos e Carreiras para servidores da Secult. Quem esteve ontem muita atenta ao ato no Palácio da Abolição era a secretária Luisa Cela – 2026, enfim, já vem aí descendo a ladeira.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz