Ceará registra recorde histórico na abertura de pequenos negócios em 2025

O Ceará chega ao fim de 2025 com desempenho histórico na abertura de pequenos negócios. Segundo levantamento do Sebrae Nacional, com base em dados do DataSebrae, de janeiro a novembro, foram formalizados 134.271 novos empreendimentos no estado, entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), número que representa 97,7% de todos os negócios criados no período. O volume expressivo garantiu ao Ceará um crescimento de 27,2% em relação ao mesmo intervalo de 2024, a segunda maior variação positiva do país, ficando atrás apenas do Amazonas, que registrou aumento de 35,6%.

Fortaleza liderou a criação de novos pequenos negócios no estado, concentrando 45,4% do total de formalizações. Do conjunto de empreendimentos abertos em 2025, 68,8% são microempreendedores individuais, 26,3% microempresas e 4,8% empresas de pequeno porte. O setor de Serviços foi o grande destaque, respondendo por 63,4% das novas formalizações, seguido pelo Comércio (24,9%), Indústria (7%), Construção (4,3%) e Agropecuária (0,4%).

Para o superintendente do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, o resultado reflete a combinação de um cenário econômico favorável, políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e ações de apoio aos pequenos negócios, além de iniciativas voltadas à melhoria do ambiente de negócios nos municípios cearenses. Segundo ele, esse conjunto de fatores tem tornado o estado cada vez mais atrativo para novos empreendimentos, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda em todo o território cearense.

Acompanhe na bio do @sebraece o crescimento do empreendedorismo em todo o Ceará.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz