A Coluna do Roberto Maciel (quinta, 25.12): Os dias são de festa, mas não se deve descuidar do clima real, que é rigoroso e mau-humorado

  • Passada a confraternização natalina, e já se chegando à véspera dos abraços de réveillon, é mais do que pertinente observar que clima não deve ser só de festa. De olho nos desafios impostos pelo ciclo de secas que atingiu com severidade o Ceará de 2011 a 2018, sem que após isso o Governo Federal tenha tomado providências minimamente eficazes contra as demandas formadas, a Cagece vai entrar em 2026 desenvolvendo um Plano Proativo de Gestão de Secas. A novidade é alvissareira. O propósito é o de estabelecer ações operacionais e institucionais segundo os marcos relacionados à condição de seca dos mananciais e do sistema de abastecimento. No fim das contas, visa-se à antecipação e mitigação dos impactos do estio. O plano é o de aumentar a segurança do abastecimento para a população e minimizar impactos econômicos, sociais e ambientais. Segundo a Cagece, determinar marcos e gatilhos para a tomada de decisões é um desafio real para viabilizar ações em tempo adequado contra os efeitos da seca.

Aliança
O Plano Proativo de Gestão de Secas da Cagece é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Ceará – está inserido no Programa Cientista Chefe de Recursos Hídricos. É considerado o primeiro no Brasil com foco na gestão de sistemas de abastecimento de água nos contextos de seca e da escassez hídrica. O destaque está na gestão de risco e em respostas escalonadas.

O mapa
A gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica na Cagece, Cailiny Medeiros, traça a trilha de experiências dessa natureza: “No mundo, poucos países, como a Espanha e Estados Unidos, possuem planos com características proativas operacionais urbanas. No Brasil, o Ceará é o primeiro com um plano proativo de gestão de secas para sistemas de abastecimento de água”.

Gota a gota
A metodologia do plano está sendo desenvolvida em fases, com projeto piloto que abrange oito municípios. A primeira etapa foi vencida em Crateús, onde o plano proativo já foi concluído e entregue. O próximo a ser contemplado é Senador Pompeu. Fortaleza é o último da fila.

Dignidade
Neste finzinho de ano, a vereadora Adriana Almeida (PT) pôs para tramitar na Câmara de Fortaleza projeto com o qual quer garantir a dignidade menstrual a “mulheres pacientes atendidas, bem como as acompanhantes,” em hospitais da rede municipal. De qualquer modo, o direito também alcançará todas as pessoas que menstruam.

A luta continua!
O projeto de Adriana dá continuidade a uma luta iniciada em 2020 pela então vereadora Larissa Gaspar, hoje deputada estadual. A causa é tão relevante e humana que, a partir da movimentação de Larissa, os governos estadual, em 2021, e federal, em 2023, criaram dispositivos similares.

Quem não tem colírio usa óculos escuros
O inesgotável Raul Seixas (1945-89) vai dar as caras – e os sons – no Carnaval de Fortaleza. A banda “Como Raul Já Dizia”, que embala a folia em músicas do roqueiro baiano, foi habilitada e classificada em edital da Prefeitura para a festa deste ano. Bacana. Resta a fãs e brincantes ficarem ligados na programação.

Lula


Neste rabichinho de ano, faltando só seis dias para se passar a régua em 2025, o velhinho barbudo de vermelho saiu-se com essa: “Ganhamos as eleições para governar o Brasil. E, para governar o Brasil, a gente tinha que ter em mente que a arte de governar é cuidar do povo brasileiro. Foi isso o que aconteceu”.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz