A Coluna do Roberto Maciel (sábado, 27.12): Elmano e Roberto Pessoa: novo passo capaz de fazer a direita mudar de rumo

A Coluna trouxe comentário no último dia 16 sobre a aproximação entre o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Um petista e um “uniãozista” (criamos essa palavra por falta de outra melhor) têm se dado as mãos, bem às vésperas das eleições de 2026, e inovado em diálogos, ações e propósitos políticos. É evidente que leitores se manifestaram, uns aplaudindo e outros reclamando. Faz parte. É isso que torna a Democracia rica e indispensável. No texto mencionado, em relação à inauguração de uma ponte entre Maracanaú e Pacatuba, registramos que as diferenças partidárias são miudezas diante das demandas sociais: “Em que isso importa, se as tarefas institucionais que têm (Elmano e Roberto) estão acima de quizilas pontuais? Estima-se que a obra, por viabilizar com mais segurança e agilidade o trânsito entre dois municípios importantes da Região Metropolitana de Fortaleza, permitirá mais geração de empregos, mais movimento no comércio e na indústria e condições melhores para a educação e a saúde, entre outros avanços”.

Mutirão em Maracanaú será só o primeiro?

Pois bem: ambos deram mais um passo que deve estar deixando em pandarecos o sono e os planos de oposição. Elmano de Freitas e Roberto Pessoa, com a pompa e a circunstância que a seriedade do tema merece, lançaram campanha de cirurgias que vai se desenvolver até março do próximo ano. O objetivo é diminuir a fila de procedimentos para a população no município – o que, a rigor, alcança também cidades vizinhas. Serão atendidos casos de cirurgia geral, urologia e ginecologia, contando ainda com a parceria do governo Lula. “O Ceará fazia por ano 90 mil cirurgias. Pois acabamos de ultrapassar 155 mil cirurgias realizadas neste ano”, anunciou Elmano. A secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, deu uma declaração que é capaz de estremecer as bases direitistas no Ceará: “Espero que esse seja o primeiro de muitos mutirões”. Façam suas apostas.

A lei de Gerson
O leitor mais cético e questionador pode até lembrar que o Ceará tem 184 prefeitos e que o gestor de Maracanaú é só um entre tantos. De fato. Mas Pessoa é líder de um grupo muito coeso de administradores públicos. Comanda uma prefeitura de extrema importância econômica. É articulador respeitado no empresariado e dialoga com entidades como Fiec, Fecomércio e Facic, entre outras – chama os presidentes da “tu”. Tem trânsito livre em diferentes segmentos sociais, das comunicações às igrejas. Relaciona-se com nomes fortes do Congresso e do Planalto. E tem como vice um filiado ao PT, Gerson Ceccini. Isso é um ponto final?

Parla!
Lembram da frase célebre de Cid Gomes para um petista que o abordou num evento da UNE em 2019? “Lula tá preso, babaca!” Pois é, se aparecer algum bolsonarista importunando quem quer que seja a frase pode ser muito bem reciclada e ganhar novo endereço: “Bolsonaro tá preso, babaca!”.

Pequenos que são grandes
O Ceará encerra 2025 com desempenho invejável – e histórico – de pequenos negócios. Segundo o Sebrae Nacional, foram formalizados no Estado, de janeiro a novembro, 134.271 novos empreendimentos. Trata-se de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Esse número representa 97,7% de todos os negócios criados no período.

Aos pulos
O volume alcançado pelos pequenos negócios assegurou ao Estado crescimento de 27,2% em relação ao mesmo período de 2024. Foi a segunda maior variação positiva do País, ainda de acordo com o Sebrae. O Ceará só ficou atrás do Amazonas, que anotou o pra lá de expressivo aumento de 35,6%.

Entende do riscado
Do deputado De Assis Diniz (PT) sobre 2025: “Pela primeira vez, o nosso Estado tem um número de trabalhadores de carteira assinada maior do que quem recebe Bolsa Família, além de termos a menor taxa de desemprego da nossa história”. De Assis tem lugar de fala: é oriundo do movimento sindical e presidiu a Federação dos Metalúrgicos do Norte e Nordeste. Não bastando, é bacharel em Direito, historiador e especialista em Economia de Trabalho.

Peraí

Silvinei Vasques:O que há contra chefe da PRF de Bolsonaro - 09/08/2023 -  Poder - Folha
O último fim de semana de 2025 terminou glorioso: um dos mais perigosos participantes do golpe de 8 de janeiro foi preso no Paraguai. Silvinei Vasques, ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal, já condenado pelo STF, tentava se escafeder para El Salvador, polo da extrema-direita latino-americana. Como Carla Zambelli e Sóstenes Cavalcante, esse último flagrado com dinheiro vivo em casa, Silvinei terá de aguardar sentado por alguma manifestação solidária da família Bolsonaro.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz