Indicado ao Oscar, documentário “Apocalipse nos Trópicos”, sobre o golpe de Estado de 8.1, abre projeto da ACI em 2026

Coronavírus: Petra Costa: 'Pandemia revela ódio pela humanidade, o desejo  por morte'A iniciativa “Cinema, Café e Tapioca”, da Associação Cearense de Imprensa (ACI), retoma atividades e abre a agenda de 2026 com uma atração de peso. Amanhã, sábado, 17 de janeiro, será exibido o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, da cineasta Petra Costa (foto) ao lado, seguida de debate com a participação do crítico de cinema Felipe Haureluk, de forma remota. A programação começa às 9 horas. A produção representa o Brasil na pré-lista dos 15 indicados a melhor documentário no Oscar 2026. As indicações com os cinco finalistas da categoria serão divulgadas em 22 de janeiro.
Com grande destaque na atual temporada de premiações, o documentário investiga o papel do movimento evangélico na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência do Brasil, em 2018, trazendo comentários de figuras importantes em todo o espectro político brasileiro, incluindo o antecessor e sucessor de Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o televangelista Silas Malafaia, líder religioso ligado ao ex-presidente.
A nova produção dá sequência a “Democracia em Vertigem” (2019), que concorreu ao Oscar, e tratou da derrubada da então presidenta Dilma Rousseff pelo Congresso Nacional e do crescimento da extrema direita no Brasil.
Ao estar em evidência no mês em que transcorrem os três anos dos ataques antidemocráticos aos três Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, o documentário levanta debates relevantes sobre a realidade sócio-política brasileira. Além da pré-indicação ao Oscar 2026, “Apocalipse nos Trópicos” entrou na pré-lista da categoria no Bafta (principal prêmio de cinema da Inglaterra), divulgada em 9 de janeiro.
Dentre os prêmios que já conquistou, estão os de melhor produção (Cinema Eye Honors), melhor produção e melhor roteiro (IDA Documentary Awards), bem como reconhecimento em outras premiações como Festival de Cinema de Havana, Montclair Film Festival e Antenna Documentary Film Festival.
Felipe Haurelhuk é crítico de cinema, além de produtor e realizador audiovisual. Formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou durante 11 anos na TV Globo e já percorreu os cinco continentes acumulando mais de 500 seleções em mostras, encontros e festivais como produtor independente pela IDEOgraph. Foi indicado ao Leão de Ouro em Veneza e venceu um Kikito em Gramado (RS). No YouTube, mantém o projeto “Meu Tio Cinéfilo” (https://www.youtube.com/@MeuTioCinefilo), que é o arquivo mais completo em língua portuguesa sobre a maior premiação do cinema mundial.
Serviço: “Apocalipse nos Trópicos” terá exibição, seguida de debate, no dia 17 de janeiro de 2026, às 9 horas, no auditório da Associação Cearense de Imprensa (rua Floriano Peixoto, 735, 6º andar – Centro). Antes, haverá café da manhã para os cinéfilos (8 horas). Entrada franca.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz