A Coluna do Roberto Maciel (terça, 27.1): Famílias posam sorridentes para foto da economia nacional

  • Famílias com renda até 10 salários mínimos estão se destacando nas análises da economia nacional e do bom momento vivido pelo comércio, chamado de “Efeito Lula”. A intenção de compra desse grupo superou 1,7% o nível de janeiro de 2025. Se pesquisas são fotos de momentos, esse é sorridente, portanto. A positividade não se limita a isso: nessa faixa, o índice de Acesso ao Crédito avançou 11% entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano. Não é qualquer eleitor ou seguidor do Governo Federal que diz isso, mas a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apura o desempenho sistematicamente. Segundo a CNC, onde se movimentam representativas camadas do empresariado bolsonarista, o bom nível se sustenta primordialmente pela maior facilidade no acesso ao crédito e pelo aumento do interesse das famílias por bens duráveis. Outro salto significativo está justamente no Acesso ao Crédito, que obteve alta de 8,5%. O clima está tão favorável que 35,8% dos consumidores consideram que obter crédito está mais fácil. Não vão faltar analistas que enxerguem a repercussão desse cenário nas eleições de 4 de outubro próximo.

Ponto a ponto
O crescimento mensal mais expressivo da pesquisa da Confederação do Comércio despontou no item “Momento para Compra de Duráveis”. A alta foi de 3,8% agora em janeiro, mas chegou a 4,7% desde janeiro de 2025. O índice “Emprego Atual” registrou a terceira alta mensal consecutiva, mas de tímido (embora não desprezível) 0,1%.

Batendo o centro
Termina amanhã, às 19h, o prazo para que partidos, coligações e federações peçam ao TRE o registro de candidatos aos cargos de prefeito e vice dos municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama. O Tribunal definiu no último dia 12 eleições suplementares já em 1º de março. A propaganda eleitoral começa na próxima quinta, 29.

Genocida, tarado, ladrão de joias, psicopata
E que fique a lembrança: amanhã, 27 de janeiro, é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Apesar do horror, a família de um menino mossoroense o apoiou no que está longe de ser brincadeira – vestir réplicas de uniformes nazistas e homenagear o genocida Hitler.

Quedê?
Completa-se hoje um mês da prisão do ex-chefão da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques. O sujeito, tentando escapulir da lei e da Justiça, foi capturado no Paraguai. Silvinei havia sido condenado pelo STF por participação no golpe de 8.1. Quando agarrado pela polícia paraguaia, o bolsonarista estava com um cão pitbull. Cadê o cachorro?

Escafedeu-se
Silvinei Vasques havia feito um retrofit na cara para ficar com feições diferentes das que ostentava quando ameaçava a Democracia. Não deu certo. Vai ter de puxar cana de 24 anos e seis meses. Está na Papuda, mas o pitbull tomou caminho incerto e não sabido.

E está fazendo o quê, além de falar?


O secretário da Regional II da Prefeitura de Fortaleza avalia que o atropelamento de uma idosa por uma bicicleta no calçadão da Beira-Mar foi “um grave crime de trânsito”. Márcio Martins, um “sartista” de primeira hora, não diz que providências está tomando para impedir ciclistas ameacem e machuquem pedestres ou os matem naquele local.

O invasor
Não se sabe o que Márcio Martins considera “grave”. Em 2020, como vereador, ele tentou invadir o hospital de campanha que a Prefeitura de Fortaleza instalou no estádio Presidente Vargas (foto abaixo). Lá, eram atendidos pacientes de covid-19. Martins, sob ordens de Jair Bolsonaro, quis entrar na marra. Não se importou se a presença dele e de asseclas poria os doentes em risco de vida. Ou se dificultaria o trabalho de médicos e enfermeiros. Só não fez coisa pior porque os seguranças o puseram para correr.

Fortaleza é destaque em ações de combate à pandemia da covid-19

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz